Rolling Stone Country
Sertanejo » Polêmica

Simone, dupla de Simaria, comenta racismo de Rodrigo Branco: 'Não compactuo com o que ele disse, mas não o abandono'

A cantora compartilhou um texto dizendo que não irá abandonar o amigo neste momento

Redação Publicado em 02/04/2020, às 13h25

A cantora compartilhou um texto de Pe. Fábio de Melo
A cantora compartilhou um texto de Pe. Fábio de Melo - Foto: Reprodução/Instagram

Simone Mendes, dupla de Simaria, utilizou as redes sociais para se pronunciar após Rodrigo Branco, um amigo próximo, ser acusado de racismo contra a jornalista Maju Coutinho e a participante do BBB20Thelma Assis

A sertaneja compartilhou um vídeo do também participante do reality, Babu Santanaconversando sobre a representatividade do termo “negro” na história e uma texto de Padre Fábio de Melo. Simonedisse que compactua com o que o sacerdote disse.  

+++Leia Mais: BBB20: Rafaella Kalimann sugere a Thelma e Babu darem lições sobre racismo

Rodrigo é um irmão que a vida me deu. Mas não assumo sua defesa. Não compactuo com o que ele disse. Mas não o abandono, pois sei que ele jamais me abandonaria. [...] Eu estou muito triste com o acontecido. E queria que tudo isso nos ensinasse. Pode ser que você também tenha algo a ser corrigido na mentalidade e suas expressões. Apressemo-nos. Para que ataques como o do Rodrigo não se repitam. Para que a luz dos pretos nos livre de nossa claridade.”, diz o texto. 

Por compartilhar um texto não-autoral, Simonefoi criticada por diversos seguidores. “Esperou o Padre se posicionar para fazer de tuas palavras?”, comentou um. “Os fãs merecem as suas palavras, não as do Padre”, reclamou outro. 

+++Leia Mais: Filho de Simone se machuca durante quarentena: "Foi um susto terrível"

Incomodado, o marido da cantora, Kaká Dinizresolveu defender a atitude da esposa. 

“Se a Simone ficasse calada, as pessoas iriam dizer que ela é racista por não se posicionar e estar em silêncio (mesmo sendo um direito dela); se ela se posiciona por algo que ela não fez as pessoas dizem que era para ela ter escrito um texto. Sabe o que é pior? 90% das pessoas que fazem qualquer ataque na internet, nem se quer defendem uma única causa, só fazem para tentar oprimir as pessoas”, escreveu Kaká. 

+++Leia Mais: Simone fala sobre relação com o peso: "Tem época que eu faço dieta e época que eu estou nem aí"

Confira a declaração completa de Simone e Pe. Fábio de Melo

"Não tô aqui fazendo torcida pra ninguém. Quero apenas, com muita humildade, oferecer meu lugar de fala ao Babu. Em poucos minutos ele nos recordou que precisamos ressignificar o que dizemos. A mim sempre incomodou o simbólico negativo que atribuímos ao conceito de negro. Mas eu quero e preciso evoluir. O que digo influencia o que penso. É neste ciclo que preciso interferir. Há 7 anos eu escrevi um livro intitulado: “o discípulo da madrugada”, a história de um homem que só se encontrava com Jesus sob a proteção da madrugada. Foi uma forma de ressignificar a noite. Lá eu disse: “sim, o escuro também me ilumina.”
Sei que muitos estão sabendo do episódio de racismo que envolveu meu amigo Rodrigo Branco. Nesta semana, ele proferiu agressões verbais à Thelma, do BBB, e à apresentadora Maju Coutinho. A sua fala me estarreceu.

+++Leia Mais:Marido de Simone se preocupa com saúde da cantora e do filho nos EUA

Eu não costumo colocar meu senso de justiça no bolso para defender os que amo. Quando tive um familiar preso por roubo, eu assumi a defesa de quem foi roubado. Rodrigo é um irmão que a vida me deu. Mas não assumo sua defesa. Não compactuo com o que ele disse. Mas não o abandono, pois sei que ele jamais me abandonaria. Hoje, quando assisti a esse vídeo, vi uma oportunidade de tocar no fato, uma vez que tantos sabem de minha proximidade com ele. Babunos alerta para o racismo da linguagem. Ele tem razão. Precisamos de uma profunda mudança de mentalidade. Thelma e Maju são duas mulheres grandiosas, mas não o são porque são “pretas”. São porque são. Mas não podemos negar que o caminho para elas foi muito mais difícil que para os que nascem sob o “vergonhoso e infame privilégio da cor.” A exemplo de Zileide Silva, Glória Maria, Heraldo Pereira e tantos outros, elas nos recordam que seus espaços não lhe foram concedidos por piedade ou correção histórica, mas sim, por competência e capacidade.

+++Leia Mais:Simaria impressiona ao cantar de Legião Urbana a Lady Gaga em farra com os filhos: 'Queremos sair, não podemos'

Eu estou muito triste com o acontecido. E queria que tudo isso nos ensinasse. Pode ser que você também tenha algo a ser corrigido na mentalidade e suas expressões. Apresemo-nos. Para que ataques como o do Rodrigo não se repitam. Para que a luz dos pretos nos livre de nossa claridade. FAÇO DO PE. FÁBIO AS MINHAS PALAVRAS. Estou triste demais"

Entenda o caso

A DJ Ju de Paulla convidou o amigo Rodrigo Branco, diretor de TV e empresário, para participar de uma live pelas redes sociais. Durante a conversa, Rodrigo fez falas racistas, uma sobre Thelma, do BBB20, e outra em relação à jornalista Maju Coutinho

“Ai, Thelma, não! Thelma nem pensar. Torcer pela Thelma é racismo. Não vou nada, todo mundo está votando nela porque ela é negra, coitada. Ela semana passada ganhou uma provinha, ficou se achando e humilhou todo mundo", disse Rodrigo

+++Leia Mais: Simone fala sobre maternidade: "Espero ter outro filho em breve"

Em relação à Maju Coutinho, o empresário menosprezou o trabalho jornalístico e disse que ela só chegou na posição onde está pelo movimento negro. 

“Ela é péssima, ela é horrível, ela fala tudo errado, ela só está lá por causa da cor. A carreira dela foi ser xingada "todos por Maju", não sei o que por Maju. Ela não tem uma carreira, ela nunca foi repórter de campo, ela fala tudo errado e eu como diretor de TV maravilhoso, vou te falar, ela lê o TP errado".

+++Leia Mais: Simone & Simaria posta versão acústica de "Te Conheço Só de Olhar na Sua Cara"; assista

Depois da repercussão das declarações, Rodrigo gravou um vídeo se desculpando, confessando que sempre fala o que pensa e que várias vezes fala besteira.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por simoneses (@simoneses) em

 

Siga a @RSCountryBR nas redes sociais e não perca nada do universo country e sertanejo.