Rolling Stone Country
Sertanejo » Xis tudo

Sertanejo combina com tudo? Conheça o pagonejo, funknejo, eletronejo e o popnejo

Conheça um pouco de cada mistura e de onde surgiram

Ana Elisa Abddala Publicado em 08/12/2019, às 07h00

Felipe Araújo e Ferrugem em "Atrasadinha"
Felipe Araújo e Ferrugem em "Atrasadinha" - Foto: Divulgação

Sertanejo é o ritmo mais popular do Brasil. Embora tenha nascido décadas atrás, como um estilo regional, é uma música que vem se modificando de acordo com o tempo, sempre se reinventando.

Hoje, quando se pensa em sertanejo, a música vai além da moda de viola e dos modões. O ritmo se abrangiu para diversas subdivisões, dentre elas, misturas com outros ritmos musicais.

Pensando nisso, a Rolling Stone Country Brasil mostra os subgêneros que surgiram a partir da mistura do do sertanejo com outros estilos. Confira:

Pagonejo

O cruzamento virou realidade em alguns bares e casas de shows de São paulo, atraindo fãs dos dois ritmos. O Villa Country, na Barra Fnda, o Citibank Hall, em Moema, e o Santa Aldeia, na Vila Olímpia, por exemplo, perceberam o potencial do negócio e abriram as portas para os pagodeiros.

Um dos primeiros exemplos foi a música "Fugidinha", de Michel Teló. O cantor misturou sanfona e percussão e foi a mais tocada no país no ano do lançamento.

Felipe Araújo & Ferrugem - "Atrasadinha"

 

Naiara Azevedo feat. Dilsinho - "Manda Áudio"

 

Funknejo

O termo surgiu em 2012 quando a dupla João Lucas & Marcelo lançou o hit “Eu Quero Tchu, Eu Quero Tcha”. Depois de ver tamanha visibilidade, alguns sertanejos começaram a investir na mistura. Hoje, o funknejo é uma das mais escutadas pelo público, contando com milhares de visualizações no YouTube.

Wesley Safadão Part. Kevin O Chris e Dennis DJ - "Tão Diferente"

 

Simone & Simaria e Ludmilla - "Qualidade De Vida"

 

Eletronejo

A mistura ganhou proporção com Kevin, o primeiro DJ sertanejo. DJ's de música eletrônica, como Alok e JetLag Music, também já colocaram suas batidas nos sertanejos. 

Alok feat. Matheus & Kauan - "Suave"

 

 

Bruno & Barretto feat. DJ Kevin - "Lá se foi o Boi com a Corda"

 

Popnejo

A dobradinha do pop com sertanejo vem sendo aposta da nova geração de cantores, como Zé Felipe, Gabi Luthai e Gustavo Mioto. A cantora Anitta, apesar de se identificar no funk, tem diversas participações com cantores sertanejos, sendo a maioria delas com um tom pop. 

Gustavo Mioto Part. Anitta - "Coladinha em Mim"

 

Matheus & Kauan ft. Anitta - "Ao Vivo E A Cores"

 

Siga a @RSCountryBR nas redes sociais e não perca nada do universo country e sertanejo.