Rolling Stone Country
Sertanejo » Sucesso

Retratando o cotidiano da sociedade, sertanejo promove a identificação em massa dos fãs [ANÁLISE]

Pesquisa aponta que a maioria do público é adepta a narrativa e não ao artista

Redação Publicado em 19/07/2020, às 14h00

Show de Maiara & Maraisa
Show de Maiara & Maraisa - Foto: Reprodução/Facebook

A música sertaneja é uma das mais queridas da população brasileira. Atualmente, o ritmo divide com o funk as primeiras posições nas paradas musicais das plataformas de streaming. 

As canções são conhecidas por retratar o cotidiano da sociedade, assim, ela retrata o avanço e desconstrução de paradigmas conhecidos. Com quase um século de existência, as narrativas se transformaram. A princípio, era relatado a vida bucólica do campo e hoje, as letras contam histórias de baladas, traições e amores. 

+++Leia Mais: História do sertanejo: a trajetória percorrida até a consolidação de um dos maiores ritmos do Brasil

Em uma pesquisa feita pelo blog Betway Insider mostra que o sucesso do sertanejo está atrelado justamento pelas narrativas cantadas. Cerca de 47,3% dos ouvintes do ritmo sentem que as letras descrevem a própria vida. 

Assim, o sertanejo é capaz de construir uma identificação para todo o público. É comum notarmos nos shows, em especial em cidades do interior, uma constante presença de símbolos característicos do gênero, como vestimentas, acessórios, decorações e até mesmo costumes. 

A música sertaneja consegue atingir diversos públicos e falar sobre diversas narrativas. Em um show, encontramos casais aproveitando o romantismo, famílias o ritmo, solteiros a "solteirice" ou dores da saudade, e pessoas em outras situações. O estado civil, então, acaba não interferindo no público. 

52% dos adeptos ao ritmo estão em um relacionamento amoroso, sendo 35% casados e 17% em uma união estável. Já 48% dos fãs do sertanejo, aproveitam as letras sem parceiros. 40% estão solteiros, 7% são divorciados e 1% viúvos. 

+++Leia Mais: Mesmo com menos vozes, mulheres representam 62% do público da música sertaneja

Outro dado importante de ser ressaltado é a relação entre canção e artista. O sertanejo é um dos ritmos que mais abre caminhos para novos artistas, assim, é comum vermos nomes estreando nas paradas musicais. Isso porque, boa parte do público não associa as músicas aos cantores. 

40,55% escutam o sertanejo por gostarem das músicas e não pelos artistas. Já a relação entre sonância e narrativa é bem particular. 48,1% preferem a melodia, enquanto 27% gostam da letra. 

+++Leia Mais: Machismo no sertanejo: letras reforçam a violência, ideologias de inferioridade e posse com mulheres

Atualmente, as letras de baladas perderam um pouco da força e as narrativas de sofrência, traições, amores dominam as paradas músicas. Marília MendonçaZé Neto & CristianoHenrique & Juliano e Maiara & Maraisa estão entre os principais artistas. 

O sertanejo move grandes shows e alguns dos principais festivais do país como o Villa Mix e o Festeja. Seja com as narrativas da vida caipira ou da rotina urbana, as  duas realidades conseguiram mobilizar multidões de todas as classes por todo o Brasil.

Siga a @RSCountryBR nas redes sociais e não perca nada do universo country e sertanejo.