Rolling Stone Country
Sertanejo » Os limites do entretenimento

Por que o relacionamento de mulheres é pauta para debate público, de Marília Mendonça a Anitta

As cantoras terminaram relacionamentos recentemente e viraram tema de discussão nas redes sociais

Redação Publicado em 26/07/2020, às 14h00

Marília Mendonça e Anitta
Marília Mendonça e Anitta - Reprodução/ Instagram

Você pode pensar que é uma conjuntura astral, que Vênus está retrógrado, portanto, as coisas não estão indo muito bem na vida de Marília Mendonça ou Anitta. Entretanto, não é isto. É machismo.

Não é de hoje que as mulheres têm aspectos da vida privada julgados e especulados em praça pública. Foi algo bastante grave durante a caça às bruxas -- e, diferentemente dos filmes de terror, o período foi de pavorosa perseguição às vidas destas mulheres e ações.

É preciso lembrar que a desigualdade de gênero ainda não foi derrotada. Desta forma, sempre que um casal heteronormativo terminar, a corda arrebenta para a mulher do relacionamento, como foi com Marília, que precisou ir aos stories da rede social falar o óbvio: as pessoas, na verdade, transformam-se e fim.

+++ Leia Mais: Saiba quem foi Luiz Gonzaga e a relevância cultural do compositor para além das lives juninas [ANÁLISE]

Os limites e responsabilidade no entretenimento

Um dos conteúdos mais consumidos na internet é o entretenimento. Afinal, quando um cantor torna-se famoso, é natural que fãs queiram saber sobre alguns aspectos da vida do ídolo.

Entretanto, o entretenimento precisa ser produzido e consumido de forma consciente, já que ajuda a formar identidades e construir a mentalidade de um tempo. As especulações, muitas vezes, como os próprios cantores e cantoras destacam, vem associada à ideia de lucratividade. Isto coloca em jogo todos os esforços do movimento feminista que busca reformular e reconstruir o que é ser uma mulher.

+++ Leia Mais: Saiba a importância da guarânia, gênero musical paraguaio ressignificado nas vozes de artistas brasileiros, de Cascatinha & Inhana a Gal Costa [ANÁLISE]

As escolhas das mulheres

Maiara gravou um vídeo para o Instagram em prantos pedindo para que os ataques e especulações sobre o relacionamento com Fernando Zor parassem. A escolha do fim de um relacionamento nem sempre é fácil, já que envolve vínculos, negociações, no caso do casal, as mídias sociais e carreiras.

Ter a consciência de que é cada vez mais importante mulheres apropriarem-se da ideia e prática da sororidade -- mencionada por Manu Gavassi no BBB20 -- fortalece o empoderamento de outra mulher também. 

Siga a @RSCountryBR nas redes sociais e não perca nada do universo country e sertanejo.