Rolling Stone Country
Sertanejo » Especial

O que é a pisadinha, o ritmo que conquistou Wesley Safadão e Márcia Fellipe?

O estilo é caracterizado pelo uso de teclados e sintetizadores eletrônicos

Isabelle Colina Publicado em 25/01/2020, às 06h00

O piserio é o espaço destinado para dança e pisadinha é o nome do ritmo
O piserio é o espaço destinado para dança e pisadinha é o nome do ritmo - Foto: Reprodução/YouTube "Rei da Pisadinha"

A pisadinha, uma vertente mais simples do forró, está dominando as paradas musicais após grandes artistas como Wesley Safadão,Raí Saia Rodada, Marcia Fellipe, Mano Walter, entre outros, buscarem no interior do Nordeste a inspiração para as novas composições. Mas o que é a pisadinha?

Diferentemente das bandas de forró, que usam vários instrumentos para conquistar o público, na pisadinha o cantor faz a festa usando apenas o teclado e a voz. Desta forma, o ritmo é caracterizado pela simplicidade dos elementos.

+++Leia Mais: O que é bachata, o ritmo latino que conquistou os cantores sertanejos?

Um desses exemplos é a faixa “O Povo Gosta é do Piseiro”, lançada em outubro de 2019 por Zé Vaqueiro e Eric Land. Hoje, ela já soma mais de 23 milhões de visualizações. Para se ter ideia da força do hit, durante a segunda edição do WS On Board, o cruzeiro de Wesley Safadão, em cada canto do navio uma caixinha de som tocava os versos da música.

“A pisadinha é feita mais no interior porque o artista vive em uma situação mais precária e não tem a oportunidade de montar uma banda”, explicou Eric Land.

O primeiro registro de pisadinha foi feito em 2004, mas a grande virada no cenário ocorreu entre 2007 e 2008 com o cantor Nelson Nascimento, que teve uma canção gravada por Gusttavo Lima. “Fazer Beber” ganhou uma versão com participação do jogador Neymar, estourando na voz do Embaixador, mas Nelson não obteve o mesmo resultado fora do Nordeste. 

+++Leia Mais: "Muita gente acha que é marketing, mas não é", diz Fernando Zor sobre namoro com Maiara

Os anos se passaram e Neymar, mais uma vez ele, se encantou com a pisadinha. Em setembro de 2019, o jogador publicou nas redes sociais um vídeo em que aparece dançando um dos sucessos da banda Barões da Pisadinha. “A pisadinha está muito forte no brasil… até o Neymar, jogador de destaque mundial está dançando”, relembrou Eric.

O cantor explicou ainda que o mercado nordestino não é diferente dos demais, citando ritmos como sertanejo e funk que também sofreram transformações com o passar dos anos. 

"Ero ero ero, o povo gosta é do piseiro"

Pela proximidade sonora das palavras, a pisadinha muitas vezes é chamada de piseiro, mas Junior Vidal, gerenciador de contas do site "Sua Música", explica que o piseiro, na verdade, é o espaço destinado para se dançar a pisadinha

“O piseiro é aquele espaço no interior onde tinha shows ou paredões de som em que as pessoas dançam levantando a poeira, pois o chão é de terra batida”, disse Júnior 

+++Leia Mais: Safadão corta os cabelos bem curtinhos e abandona de vez os fios compridos

Para Junior, a pisadinha é o "forró para solteiros", pois não precisa de um par para se dançar. Basta jogar um pé para cada lado e sentir a energia do teclado. 

O sucesso nacional

Os cantores mais famosos de pisadinha não estão no ranking dos mais tocados do Spotify ou do Deezer. Eles aparecem mesmo na plataforma Sua Música, focada nos ritmos regionais do Brasil. Por lá, os artistas independentes conseguem distribuir de graça seus conteúdos. 

+++Leia Mais: Márcia Fellipe lança nova música "Status" em parceria com Barões da Pisadinha

“Os artistas do Nordeste não abrem mão do Sua Música por uma questão histórica. Eles têm o prazer de gravar aquele CD de papelão, mas não têm o controle se o pessoal está escutando. Lá na plataforma, ele tem o feedback na palma da mão”, conta Junior.

Atualmente, os responsáveis por divulgar a pisadinha em todo o Brasil são os artistas Wesley Safadão, Marcia Fellipe e Raí Saia Rodada que propagam o ritmo durante os seus shows. 

+++Leia Mais: Eduardo Costa grava novo DVD em Curitiba com pegada "meio rock"

Junior Vidal afirma que sempre foi algo comum artistas do forró buscarem novidades para renovar o estilo e repertório. 

“O forró foi se moldando no que estava dando certo. Por exemplo, a Banda Aviões do Forró já canta músicas de outros estilo, como o axé de Ivete Sangalo e o sertanejo universitário. Tudo é equivalente ao que está dando certo. O que está em alta hoje é a pisadinha”, explicou.

+++Leia Mais: "Tudo que eu escutava no sertanejo parecia a mesma coisa", diz Gusttavo Lima sobre bachata em novo álbum

Márcia Fellipe lançou recentemente o DVD Churrasco Piserio e Paredão, com participações dos grandes representantes do ritmo, como Barões da Pisadinha, Zé Vaqueiro, Zeca Bota Bom, Victor Meira e Vitor Fernandes

Raí Saia Rodada gravou o sucesso dos Barões da Pisadinha, “Já Que Me Ensinou a Beber”, que já soma mais de 20 milhões de visualizações apenas nos canais oficiais do Youtube. Raí também levou o ritmo ao sertanejo quando gravou com Diego & Victor Hugo a canção “Pisadinha”

Ouça os hits da pisadinha:

 

Eric Land e Zé Vaqueiro - "O Povo Gosta é Do Piseiro"

 

Anderson e o Vei da Pisadinha - "Solinho Agressivo"

 

Barões da Pisadinha - "Já Que Me Ensinou a Beber"

 

Vitor Fernandes - "Rei do Piseiro (Joga Água)"

 

Biu do Piseiro - Pisadinha Pra Paredão"

 

Siga a @RSCountryBR nas redes sociais e não perca nada do universo country e sertanejo.