Rolling Stone Country
Sertanejo » Live

Sertanejos revolucionam as lives com intimidade, bebedeira, memes, solidariedade e turbinam os números de streaming [ANÁLISE]

Artistas estão investindo cada vez mais no formato e a corrida para marcar a melhor data cresce todos dia

Isabelle Colina Publicado em 19/04/2020, às 14h00

As lives de Marília e Gusttavo quebraram recordes
As lives de Marília e Gusttavo quebraram recordes - Foto: Reprodução/Facebook

Em meio à pandemia do novo coronavírus e o isolamento social quando possível, as lives se tornaram uma das principais forma de entretenimento para os fãs de música

A princípio, o contato com fãs era feito pelas redes sociais de maneira mais caseira, voz e violão, sinal ruim e uma típica conversa entre amigos, porém, tudo mudou após a primeira transmissão de Gusttavo Lima, batizada de “Buteco em Casa”.

+++Leia Mais: Gusttavo Lima ameaça não fazer mais lives: "Não farei para ser censurado"

O embaixador preparou um cenário, banda, equipamentos de filmagens - seguindo todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde- e mudou o conceito de live. As mais de 731 mil pessoas simultâneas que assistiam à live no YouTube foram a loucura durante o show de 5 horas de Gusttavo Lima. 

Desde então, muitos nomes da música sertaneja entraram para a onda das transmissões ao vivo. Marília Mendonça, Bruno & Marrone, Zé Neto & Cristiano, Jorge & Mateus,Matheus & Kauan e outros já apresentaram grandes produções. 

+++Leia Mais: Live de Marília Mendonça arrecada mais R$ 400 mil e 100 toneladas de alimentos: 'Trazer alegria'

Quase todos os dias de abril contam com um show sertanejo e o calendário de maio já está sendo montado. 

Para conferir todas as informações das próximas lives, clique aqui. 

As lives revolucionaram a forma da música chegar nas pessoas e podem ser o futuro do mercado musical. A Rolling Stone Country preparou uma lista dos motivos que os sertanejos devem inserir as lives na carreira. 


Música brasileira quebrando recordes internacionais

Até a primeira edição do “Buteco em Casa”, o recorde de live com mais espectadores simultâneos pertencia à cantora norte-americana Beyoncé, superado pelo Embaixador, seguido porJorge & Mateus e ‘tomado’ por Marília Mendonça

+++Leia Mais: Cristiano, dupla de Zé Neto, anuncia data da nova live e desafia: 'Quem aí quer ver o Zé sem barba?'

Em poucos minutos, cerca de 3,2 milhões de pessoas estavam assistindo a Rainha da Sofrência. O sucesso foi tanto que a transmissão chegou ao Youtube mundial. Em pouco mais de 12 horas, a live chegou a 54,6 milhões de visualizações, ultrapassando a apresentação de Shakira e Jennifer Lopez no Super Bowl 2020, um dos principais eventos esportivo do mundo.


Arrecadação de doações

Além de presentear os fãs com o show, os artistas estão aproveitando as transmissões ao vivo para arrecadar alimentos e itens básicos de higiene para instituições filantrópicas que ajudam famílias em situação de necessidade em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

+++Leia Mais: Maiara & Maraisa revelam que namoraram duas pessoas ao mesmo tempo, stalkearam e mais no desafio 'Eu nunca'; assista

Contudo, os artistas poderiam usar o alcance para incentivar os fãs a ajudar uma causa durante o ano inteiro, independente da situação. 

De fato, os números de arrecadações impressionam. Marília Mendonça arrecadou mais de 100 toneladas de alimentos e R$ 400 mil. Zé Neto & Cristiano arrecadaram R$500 mil, 25 mil litros de álcool em gel, 90 mil máscaras, 10 mil litros de produtos de limpeza e 220 toneladas. de alimentos. O festival Villa Mix Esperança reuniu diversos artistas e arrecadou 512.5 toneladas de alimentos, R$250.000, 1.737 cestas básicas, 60.000 sabonetes, 10.000 máscaras, 10.000 gazes hospitalares e 1 caminhão de snacks.


Maior abrangência de público 

Apesar de lotar casas de shows, estádios e espaços, segundo o relatório de desenvolvimento humano divulgado em 2019 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o Brasil foi o sétimo país mais desigual do mundo. 

Uma parcela da população não tem acesso aos shows e as transmissões ao vivo oferecem a oportunidade para que os artistas se apresentem para mais pessoas. 

+++Leia Mais: Lives de Gusttavo Lima são notificadas por conselho de publicidade; entenda

O atual recorde é de Marília Mendonça. A rainha da sofrência ultrapassou 54 milhões de visualizações e durante a live, houve o pico de 3,2 milhões de espectadores simultâneos. Vale ressaltar que o maior estádios do Brasil, o Maracanã, tem a capacidade 78.838 pessoas. 


Artistas à vontade em casa 

Boa parte do sucesso das transmissões com o público é a performance dos artistas. Claro, há a interação com os fãs durante os shows no palco, contudo pudemos ver outro lado os cantores. 

Conversas íntimas, brincadeiras entre as duplas, novos talentos, como o dom culinário de Gusttavo Lima e é claro, a bebedeira. O público se sente mais próximo e, de uma certa forma, amigo dos cantores. 

+++Leia Mais: Gustavo Mioto e Thaynara OG deixam de se seguir nas redes sociais e surgem rumores sobre término

A performance de Brunofoi um show à parte durante a transmissão ao lado de Marrone. Houve declarações de amor, o ‘fantasma’, choro, dancinhas, erros de português e músicas sendo apresentadas de surpresa. 

Cristianoacabou ficando careca após uma aposta feita por Zé Neto.Gusttavofalou o que não devia, Maríliaesqueceu as próprias letras, Beluttiimitou diversas personalidades, Matheus & Kauan foram diversas vezes ao banheiro... Não teríamos a oportunidade de ver esses momentos em um show comum.


Turbinam números do streaming 

As plataformas de streaming revolucionaram o mercado musical. Os números disponíveis são muitas vezes os medidores do sucesso e alcance dos artistas. 

Segundo a plataforma musical Deezer, Gusttavo Lima e Michel Teló tiveram um aumento de 40% no número de streams após as lives. Jorge & Mateus  também viram resultados melhorarem o número de streams cresceu 55,69%, sendo esse o maior pico deles desse ano.

+++Leia Mais: Quem é você nas lives sertanejas: o sofredor, o beberrão, aquele que manda mensagem pra ex? [LISTA]

Marília Mendonça conseguiu feitos incríveis após o show. Ela colocou 34 músicas no Top 200 do Spotify no país e as buscas por seu nome no Google aumentarem 2.450%. Já no Youtube "Marília Mendonça" foi o tema mais buscado na plataforma no dia da live. 

Siga a @RSCountryBR nas redes sociais e não perca nada do universo country e sertanejo.