Rolling Stone Country
Sertanejo » Comemoração

Maior casa sertaneja da América Latina, Villa Country perdura 18 anos sendo primordial e singular para ritmo

A RS Country traz a história da casa de eventos responsável pela propagação do sertanejo nos grandes centros urbanos

Isabelle Colina Publicado em 18/07/2020, às 12h00

None
Foto: Divulgação

A casa de eventos Villa Country, em São Paulo, está completando 18 anos de existência. Fechada desde a decretação de cancelar todos os eventos com aglomerações, os dirigentes do espaço decidiram realizar uma live pelas plataformas digitais para comemorar o marco. 

Rionegro & Solimões, uma das atrações confirmadas, foi a dupla responsável por realizar o primeiro show na casa, em 2002. Para promover o encontro de gerações, Yasmin Santos e Diego & Arnaldo, novos nomes da música sertaneja também irão se apresentar na live. 

O Villa Country é um dos principais endereços da música sertaneja no Brasil e é a maior casa de eventos voltada para o ritmo de toda América Latina. Com cerca de 12 mil metros quadrados, o espaço proporciona ao público uma viagem ao faroeste, pois toda decoração segue esta temática. 

+++Leia Mais: Quanto os sertanejos ganham por live? Colunista mostra que valores que chegam até R$ 3 milhões

Em 1997, Marco Tobal e seu filho, Marco Tobal Junior viajaram para os Estados Unidos, em especial para os estados do Texas, Tennessee e Colorado, berços da música country, em busca de artigos de decoração. Cinco anos depois, retornaram com quatro contêineres repletos de quadros, lustres, móveis, rodas de diligências, cabeças de boi e até mesmo uma estátua de cavalo que mede 2,5 m de altura e pesa 350 kg, que hoje se tornou um dos símbolos do local. 

Toda obra do Villa Country durou 14 meses e desde então, não houve nenhuma alteração na decoração do local, apenas reparos para manter a qualidade dos objetos. Em busca de meios ecológicos, os panfletos de papeis que anunciam os shows, foram substituídos por painéis elétricos. 

A proposta de pai e filho era abrir um espaço dedicado para as pessoas do interior que moravam em São Paulo, porém, caiu no gosto de muitos paulistanos, graças a indicação de colegas. Já na festa de inauguração, muitas ruas da Barra Funda ficaram congestionadas, sendo necessário chamar agentes de trânsito para organizar a entrada dos 3 mil convidados. 

+++Leia Mais: Após 11 anos de carreira, Sandro & Cícero encontram o caminho para o sucesso no TikTok: 'Funknejo é o caminho'

Além de uma balada sertaneja, o Villa Country conta com diversos espaços, sendo eles o Restaurante John Wayne, a Praça Sertaneja, Saloon, Praça Caipira e Praça do Cavalo. Os visitantes têm a possibilidade de escolher entre a casa de shows, restaurantes, pista de dança, mesas de bilhar, cachaçaria, loja de roupas, café, sete bares e camarotes.

Sendo considerada uma das melhores baladas da cidade, a casa chega a receber até 24 mil pessoas em semanas com show de grandes artistas, sendo a capacidade máxima por dia de até 8 mil pessoas.  20 DVDs importantes para a música sertaneja foram gravados no local, além de ser também palco de gravações de novelas, entrevistas e programas de TV. 

Marília Mendonça, Henrique & Juliano e Cristiano Araújo são exemplos de grandes artistas que começaram a encontrar o sucesso no palco do Villa Country. Hoje, é difícil citar algum artista sertanejo que nunca tenha se apresentado na casa. 

+++Leia Mais: História do sertanejo: a trajetória percorrida até a consolidação de um dos maiores ritmos do Brasil

Para os amantes da música country internacional, é realizado no espaço todas as sextas-ferias, aulas de linedance, dança típica do ritmo. 

O Villa Country foi um dos responsáveis por proporcionar uma propagação do sertanejo aos grandes centros urbanos e ao longo dos 18 anos de história, acompanhou as mudanças e evoluções musicais do ritmo e dos artistas. 

"O Villa Country é o tipo de casa que leva a cultura sertaneja adiante. Ela abre as portas para os artistas iniciantes e os coloca na vitrine para o público. Vida longa a essa casa tão importante", afirma Rionegro, dupla de Solimões. 

A live em comemoração aos 18 anos do Villa Country será transmitida neste sábado, 18, às 19 horas pelos canais oficiais dos artistas e do espaço. 

Confira algumas fotos do Villa Country:

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Siga a @RSCountryBR nas redes sociais e não perca nada do universo country e sertanejo.