Rolling Stone Country
Sertanejo » São João

Entenda o que o sertanejo e o forró tem em comum, gêneros importantes à música brasileira [Análise]

Entenda as semelhanças entre o ritmo e o motivo para sertanejos marcarem presença nos eventos de São João

Redação Publicado em 14/06/2020, às 16h00

michel Teló
michel Teló - Reprodução/ Instagram

É época de São João e, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, passamos por um momento nada típico, de distanciamento. A famosa festa em volta da fogueira com músicas bonitas e rodas cessaram em todo o país. Mas talvez seja um momento propício para reflexão sobre um dos ritmos mais importantes para a festa: o forró. E hoje, o que este ritmo tem a ver com o sertanejo.

+++Leia Mais: Cantor sertanejo Fiduma, dupla de Jeca, sofre paralisia facial e cancela apresentação ao vivo

Instrumentos comuns em vários estilos da música brasileira

Alguns instrumentos são comuns entre estilos musicais, ou seja, passeiam entre gêneros musicais, sendo um deles a sanfona, ou o acordeon. Desde as primeiras composições do forró, a sanfona, acompanhada da zabumba (percussão) e do triângulo, o que marca bastante o ritmo e o difere do sertanejo. Luiz Gonzaga e Carmélia Alves foram grandes responsáveis por dar visibilidade ao forró e ao baião. Gonzaga é inspiração de diversos artistas atualmente, por exemplo Mano Walter. A sanfona também faz parte do repertório de diversos artistas,  como Michel Teló.

+++Leia Mais: Eduardo Costa dá indícios que estará em nova série do Netflix: 'Muita ação e romance'

A mistura de ritmos e a economia durante o São João

A mistura de ritmos pode ser analisada por diversas perspectivas, especialmente em época de organização de grandes eventos. Os sertanejos, que fazem grande sucesso no mercado fonográfico, acabam disputando espaços durante momentos festivos com forrozeiros. A mistura e experimentação de ritmos é natural na história da música e também correspondem à transformação dos estilos musicais. Entretanto, o âmbito do mercado pede um olhar mais crítico em relação a este processo. 

Siga a @RSCountryBR nas redes sociais e não perca nada do universo country e sertanejo.