Rolling Stone Country
Sertanejo » São João

Entenda como os eventos de São João foram adaptados para o digital durante a pandemia [ANÁLISE]

Desde lives de famosos até cinema drive-in para o Dia dos Namorados, as alternativas demonstram criatividade

Redação Publicado em 14/06/2020, às 14h00

Xand Avião, que fez live de São João
Xand Avião, que fez live de São João - Reprodução/ Instagram

O São João é uma das principais comemorações brasileiras, sendo a música parte importante desta festa. Além de ser importante para a economia, é um momento de celebração em conjunto. Entretanto, em 2020, devido à pandemia do novo coronavírus, aglomerações tornaram-se um risco à saúde, logo, diversos eventos culturais foram cancelados ou postergados.

+++ Leia Mais: Jorge, dupla de Mateus, revela dificuldade de largar vício de fumar: 'É muito difícil de parar'

Os artistas do mainstream tiveram de se reinventar, utilizando das plataformas digitais como alternativa para continuar fazendo música, especialmente agora. Entretanto, em outros casos, como o de pequenos artistas e centros de eventos, o baque da crise econômica é maior.

+++Leia Mais: Jorge & Mateus e ex-empresário selam 'acordo de paz' após briga milionária na justiça

Os ambientes digitais e a música

As transmissões ao vivo de shows com grandes nomes da música têm sido muito importantes para aproximar as pessoas de artistas e da música, trazendo momentos de acalento durante um período de dificuldade e isolamento. No São João, diversos artistas como Xand Avião, Michel Teló, Luan Santana, Wesley Safadão, Marília Mendonça e Maiara & Maraisa. aproveitarão a data para trocar energia com os fãs. A alternativa é relevante para manter vínculos com o público e não deixar a data passar batida.

Cancelamento de eventos e alternativas

O Centro de Tradições Nordestinas (CTN) em São Paulo, importante circuito da música nordestina, forró e sertaneja, acabou adiando diversos shows durante a pandemia. Para contornar a situação, os trabalhadores do local inseriram a culinária do CTN em aplicativos de alimentação, por exemplo. Outra medida foi realizar um drive-in para o Dia dos Namorados, 12, fazendo uma sessão especial de cinema com filmes românticos.

Siga a @RSCountryBR nas redes sociais e não perca nada do universo country e sertanejo.