Rolling Stone Country
Sertanejo » Covid-19

Eduardo Costa quer pegar o coronavírus para ter imunidade - e não é assim que a Covid-19 funciona

O cantor já havia dito ser contra a quarentena voluntária

Redação Publicado em 31/03/2020, às 10h40

Cantor Eduardo Costa afirma ser contra quarentena.
Cantor Eduardo Costa afirma ser contra quarentena. - Foto: Reprodução/Instagram

Eduardo Costa afirmou em entrevista ao programa de TV Fofocalizandoque quer contrair o coronavírus para imunizar o corpo. "Eu preciso pegar o vírus, pro meu corpo criar anticorpos, pra eu ficar livre disso", disse o cantor.

No entanto, não é dessa forma que o Covid-19 funciona. Entenda:

Coronavírus vem de uma família de vírus, um deles é o MERS-Cov, responsável pela Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS, em inglês). Esse vírus já atingiu 27 países e causou muitas mortes.

Algumas pessoas que tiveram a doença adquiriram imunidade por cerca de um ou dois anos. No entanto, outras contraíram o vírus novamente mesmo nos dois anos subsequentes à doença. O  mesmo pode acontecer com o Covid-19.

+++Leia Mais: Eduardo Costa questiona a quarentena: 'Só pega o vírus onde tem gente trabalhando?'

Segundo matéria publicada no site do jornal Folha de S. Paulono dia 28 de março, aimunidade após coronavírus é provável, mas duração é incerta.

De acordo com a reportagem, a primeira linha de defesa do corpo contra um vírus infeccioso é um anticorpo chamado Imunoglobulina M, quando em contato com vírus, o sistema imune refina o anticorpo transformando-o na Imunoglobulina G., ou seja, o corpo entende que está sendo atacado e cria um sistema de defesa. 

É importante ressaltar que o vírus está em fase de teste e há milhares de incertezas sobre os anticorpos criados. A reportagem afirma que os testes 'podem não ser muito úteis para diagnósticos do coronavírus enquanto a infecção avança'.  

No Brasil, até as 16h50 de segunda, 30, 159 mortes pelo coronavírus e 4.579 casos confirmados.

+++Leia Mais: Mariano, dupla de Munhoz, é diagnosticado com Covid-19; confira estado de saúde do cantor

O Ministério da Saúde vem utilizando as redes sociais para conscientizar o público sobre o coronavírus. Orientando as pessoas que podem, ficar em casa em quarentena voluntária.

Mesmo com as orientações dos Órgãos Públicos, o cantor afirma ser contra o isolamento social.

Recentemente, o perfil oficial do Ministério compartilhou com os seguidores uma cartilha ilustrada, da Turma da Mônica, com o passo-a-passo como que devemos ou não fazer.

 

Siga a @RSCountryBR nas redes sociais e não perca nada do universo country e sertanejo.