Rolling Stone Country
Sertanejo » Comemoração

Dia do compositor: Veja 6 cantores sertanejos que também escrevem músicas

Marília Mendonça foi a compositora de grandes hits de Henrique & Juliano e Naiara Azevedo

Clara Guimarães Publicado em 15/01/2020, às 14h54

No dia do compositor, relembre músicas de autoria de Marília, Sorocaba, Zezé Di Camargo e mais
No dia do compositor, relembre músicas de autoria de Marília, Sorocaba, Zezé Di Camargo e mais - Reprodução/Instagram

O Dia Mundial do Compositor é comemorado anualmente desde 1983 em 15 de janeiro. A data foi estipulada mundialmente pela Sociedade de Autores e Compositores do México e homenageia todos os escritores que utilizam sentimento, letra e conhecimento musical para criar canções.

O Brasil também celebra essa profissão no dia 7 de outubro, em uma comemoração nacional. O país, repleto de grandes nomes da composição, como Tom Jobim e Vinícius de Moraes, possui talentosos compositores também no mundo do sertanejo. 

Por isso, a Rolling Stone Country Brasil separou uma lista com 6 cantores de sertanejo que também compõe músicas. 

Zezé Di Camargo ( Zezé Di Camargo & Luciano)

"É o Amor" - Zezé Di Camargo & Luciano

Em entrevista com Pedro Bial, Zezé contou como compôs a canção que marcou a história da dupla. "Foi muito engraçado porque no filme está retratado, foi uma das poucas coisas que foi ficção. A gente já estava com o repertório pronto para levar para gravadora. [...] Na noite anterior a ida à gravadora para deixar a fita, me veio a inspiração. Eu ouvia muito Maria Bethânia, uma música que ela fala muito "negue" [...] Então, as duas da manhã, todo mundo em casa dormindo, o Luciano esticado no sofá, liguei o microfone e comecei".

Na música, Zezé di Camargo usa muito a palavra "negar". "Uma resposta à Maria Bethânia", brincou Bial. Luciano ainda disse que foi dormir, porque não aguentava mais esperar. "Mal sabia que eu estava indo dormir e era a criação da nossa história".

Ainda no ano de 2017, Zezé já tinha mais de 468 músicas compostas, que foram gravadas por ele ou por outros artistas, como Paula Fernandes, Chitãozinho & Xororó, Rick & Renner e muitos mais.

Sorocaba (Fernando & Sorocaba)

"Meteoro" - Luan Santana

"Luané muito bom em escolher repertório. 'Meteoro' foi umas das músicas responsáveias por levar o sertanejo para âmbito nacional, foi uma revolução. Escrevi ela para ele", relembra Sorocaba, compositor do sucesso, em entrevista à Rolling Stone Country.

As canções do álbum Tô de Cara, em especial "Meteoro", tocaram repetidamente nas rádios durante os anos de 2009 e 2010. Entre os três singles do álbum, dois são de autoria de Sorocaba e  até os dias de hoje, Luan é lembrado como o "Cantor de Meteoro". 

+++Leia Mais: Há 10 anos, 'Meteoro' transformava Luan Santana no maior fenômeno sertanejo [ESPECIAL]

Além disso, Sorocaba foi a pessoa que mais arrecadou com direitos autorais no ano de 2015, batendo grandes nomes como Roberto Carlos. O cantor já escreveu músicas para Thaeme & Thiago, Luan Santana, Inimigos do HP, Henrique & Diego e muitos mais. 

Murilo Huff

"Dois Enganados" - Murilo Huff part. Marília Mendonça

A música "Dois Enganados" é uma composição de Murilo Huff, Danilo Dávilla,Gustavo Martins e Walace Melo. O cantor gravou a faixa em parceria com Marília Mendonça, como parte do álbum Pra Ouvir Tomando Uma.

+++Leia Mais: Dose dupla: Murilo Huff se prepara para a chegada do 1º filho e lançamento de DVD

Murilo Huff conheceu a Rainha da Sofrência durante a composição de “Transplante”, canção interpretada por Bruno & Marrone e Marília Mendonça. Além desse, “Modão Doído”, parceria de Michel Teló com as gêmeas Maiara & Maraísa e o hit “Zé da Recaída” de Gusttavo Limatambém foram escritos por Murilo. 

Paula Fernandes

"Pra Você" - Paula Fernandes

A música "Pra Você" famosa na voz de Paula Fernandes, foi também composta pela cantora em conjunto com Zezé Di Camargo

A canção chegou a ficar em segundo lugar do Billboard Popular Hot Songs assim que foi lançada. Ela também foi indica ao prêmio de "Melhor Música" no Melhores do Ano de 2011. 

Além disso, Paula Fernandes também compôs grande parte do seu repertório, como "Sensações" e "Cuidar Mais de Mim". 

Hugo Henrique

"Ausência" - Marília Mendonça

Aos 15 anos, Hugo Henrique é uma das referências quando o assunto são as composições de sucesso do sertanejo. O garoto compôs sofrências para Marília Mendonça, Matheus & Kauan, Thiago Brava e Dilsinho.

Hugo Henrique escreveu, além de outras, "Ausência", música interpretada por Marília Mendonça e que foi indicada como Música do Ano no Prêmio Multishow. Lançada em 2018, a faixa parte do álbum Agora Que São Elas 2 tem mais de 250 milhões de visualizações no Youtube. 

+++Leia Mais: Quem é Hugo Henrique, o garoto que compôs sofrências para Marília Mendonça e Matheus & Kauan

Hugo Henrique também compôs "Perto de Você", gravada pela Rainha da Sofrência. "A música fala que 'é melhor aguentar seus gritos', e a Marília brinca que eu estava me referindo dos gritos da minha mãe", contou à Rolling Stone Country.

Marília Mendonça

"Até Você Voltar" - Henrique & Juliano

A música "Até Você Voltar", que virou hit na voz de Henrique & Juliano, foi composta por Juliano Tchula e Marília Mendonça. A cantora, que é amiga da dupla, também escreveu "Cuida Bem Dela" para os companheiros de Workshow.

Além disso, Maríliaemplacou diversas composições nas paradas musicais brasileiras. Entre as mais famosas estão: "Infiel", interpretada por ela mesma, "Incerteza" e "Ser Humano ou Anjo", de Matheus & Kauan, "Atrás das grades", de Luiza & Maurílio e "Aqui Pro Meu Ex", cantada por Naiara Azevedo

Siga a @RSCountryBR nas redes sociais e não perca nada do universo country e sertanejo.