Rolling Stone Country
Sertanejo » Retrospectiva

De Marília Mendonça a Gustavo Mioto: O que os 10 maiores cantores do ano fizeram em 2019

A Rolling Stone Country preparou uma retrospectiva com base no ranking de artistas da Deezer Brasil

Clara Guimarães e Isabelle Colina Publicado em 27/12/2019, às 07h00

A lista foi baseada no ranking da plataforma de streaming Deezer
A lista foi baseada no ranking da plataforma de streaming Deezer - Foto: Divulgação

Adeus ano velho e feliz ano novo!

Os cantores sertanejos estiveram bem ocupados em 2019. Teve gravação de álbum, agendas lotadas, turnês internacionais, muitas músicas nas paradas musicais....

Além da carreira dos artistas, a vida pessoal de muitos cantores também deu o que falar. Alguns começaram a namorar, como Maiara e Fernando Zor, outros casaram, como Zé Neto, e tiveram até aqueles que se separaram, como Jorge, Maraisa e Gustavo Mioto. Muitos cantores também se tornaram papais como Marília Mendonça,Henrique & Juliano, Mateus e Cristiano. 

O ano trouxe algumas perdas importantes para o mundo sertanejo, como Gabriel Diniz, dono do hit "Jennifer", que morreu em um acidente aéreo. A televisão brasileira também sofreu com a perda de Gugu, responsável por lançar a carreira de vários artistas do sertanejo da década de 1990. Mas nem tudo é tragédia por aqui. O ano de 2019 também teve muitas felicidades. 

Outro fato muito importante no sertanejo foi o retorno dos Amigosem que Chitãozinho & Xororó, Zezé di Camargo & Luciano e Leonardose juntaram novamento nos palcos após 24 anos da primeira apresentação.

Faltam apenas alguns dias para 2019 acabar e a Rolling Stone Country Brasil preparou uma retrospectiva dos 10 maiores artistas do ano segundo a plataforma de streaming Deezer.

Marília Mendonça

O ano de 2019 foi, com certeza, o melhor na carreira e vida pessoal de Marília.

Durantes os 12 meses, a cantora trabalhou no projeto Todos os Cantos, que lhe rendeu a liderança nos rankings de artista mais escutados no ano no Brasil e nas plataformas de streaming Deezer e Spotify. Neste último, Marília também foi a artista mais escutada da década, mesmo tendo apenas quatro anos de carreira. 

+++Leia Mais: Por que 2019 foi o ano de Marília Mendonça?

Concorrendo pela segunda vez ao Grammy Latino, Marília ganhou na categoria de “Melhor Álbum de Música Sertaneja”, o Prêmio Multishow de “Melhor Show”, o Troféu Internet e Melhores do Ano na categoria “Melhor Cantora".

Em maio deste ano, Marília assumiu publicamente o namoro com Murilo Huff e poucos meses depois, o casal anunciou que estava a espera do primeiro filho. Por causa da gravidez, a cantora teve que se despedir dos palcos temporariamente no final do mês de novembro, em um show emocionante em que prometeu que voltaria logo.

Marília Mendonça deu à luz Leo no dia 16 de dezembro de 2019, em Goiânia, GO.


Zé Neto & Cristiano

Logo em janeiro, Zé Neto & Cristiano lançou o EP Acústico de Novo que inclui a canção “Estado Decadente”, um dos maiores sucessos da carreira da dupla, que conquistou a segunda colocação entre as músicas mais ouvidas no ano no Deezer. 

Com mais de 8 milhões de ouvintes mensais no Spotify e Deezer, a dupla também está em segundo lugar no Top 10 artistas mais escutados no ano, atrás apenas de Marília Mendonça, em ambas plataformas.  

Para finalizar o ano, a dupla lançou a primeira parte do DVD Por Mais Beijos Ao Vivo, apresentando sete canções inéditas. A gravação ocorreu em Belo Horizonte em outubro. O projeto contou com uma megaestrutura de palco, público de seis mil pessoas e deu início a uma nova era da história da dupla. 

Além do sucesso na carreira, 2019 foi bom para os cantores na vida pessoal. 

Cristiano anunciou seria pai pela segunda vez em julho deste ano. Poucos meses depois, Zé Neto se casou e descobriu que seria pai de um menino durante a cerimônia. 


Gusttavo Lima

Dizer que Gusttavo Lima se tornou um dos maiores cantores sertanejos em 2019 parece pouco. O Embaixador pode até não ter ganhado novamente o título no Rodeio de Barretos, mas a marca ficou permanentemente atrelada a ele conceitualmente e, também, fisicamente - o cantor fez tatuagem esse ano com a palavra “Embaixador”.

Com quase seis milhões de ouvintes mensais, 10,6 milhões de seguidores e mais de 642 bilhões de streamings, Gusttavo Lima é o quarto artista mais escutado no Spotify Brasil e dominou o ano da Deezer. O cantor ficou em terceiro no Top 10 artistas Brasil 2019 e também emplacou o álbum O Embaixador (Ao Vivo) no segundo lugar do ranking. 

Gusttavo Lima encerrou o ano de 2019 com o lançamento do álbum O Embaixador In Cariri, que conta com um total de 17 músicas e mostram o amadurecimento do cantor, do sertanejo universitário para a bachata latina.

Neste ano,Gusttavo ocupou a 1ª posição no ranking de execuções em rádios do país. Segundo o Connect Mix, sistema de monitoramento de execuções em rádios, a música “Cem Mil” foi executada mais de 800 mil vezes durante o ano de 2019. Ainda no mesmo ranking, a faixa “Milu” ficou em quinto lugar, com mais de 600 mil execuções.

Com isso, Gusttavo foi o único artista com duas músicas entre as 10 mais executadas nas rádios em 2019.

O Embaixador segue com os projetos Buteco do Gusttavo Lima e O Embaixador In neste fim de ano, apresentando hits do último álbum, como “Perrengue”, “Carreira Solo” e “Milu”. O cantor já anunciou projetos de 2020, entre eles uma parceria com Felipe Araújo em shows e novidades com Wesley Safadão. 


Jorge & Mateus 

A dupla com quase 15 anos de carreira iniciou o ano de 2019 com uma turnê pelo Nordeste, ainda promovendo o álbum Terra Sem Cep, que ficou em quinto lugar entre os mais escutados do ano da Deezer, com músicas como “Propaganda” e “Trincadinho”, e encerrou com o projeto Único, que reúne os vários sucessos da carreira de Jorge & Mateus.

Ao longo de 2019, a vida pessoal da dupla teve pontos muito altos. Jorge & Mateus finalizou o ano no auge do sucesso profissional e garantiu o prêmio de Artista da Década do Spotify Brasil. 

+++Leia Mais: Parceria entre Jorge & Mateus e Marília Mendonça já tem data confirmada

Os singles “Cheirosa” e “Tijolão”, lançados esse ano por Jorge & Mateus, conquistaram dois lugares entre as 10 faixas mais tocadas do Brasil no Spotify, o que rendeu uma parceria com a plataforma de streaming.

Com 5,5 milhões de ouvintes mensais, mais de 10,6 milhões de seguidores e mais de 2,2 bilhões de streamings, Jorge & Mateus foi o convidado do primeiro Spotify Singles gravado no Brasil. A dupla fez um rearranjo de “Mil Anos” e um cover exclusivo de “Quase sem querer”, da Legião Urbana, encerrando o ano de 2019. 


Henrique & Juliano

A dupla iniciou o ano trabalhando no DVD Menos é Mais, lançado no ano anterior que trouxe grandes sucessos como “Quem Pegou Pegou”, “Vai que Bebereis” e “Cidade Vizinha”.

O álbum conseguiu alcançar a 7° colocação no ranking entre os Top 10 mais escutados no Deezer. Os cantores continuaram a divulgação do DVD O Céu Explica Tudo que garantiu a 10° posição na lista. 

+++Leia Mais: Henrique & Juliano grava novo DVD em palco 360º no Ginásio do Ibirapuera

No Spotify, a dupla que soma mais de 4,5 milhões de ouvintes mensais, está em 5° lugar entre os 10 artistas mais executados na década e em 8° no ranking deste ano. Menos É Mais foi o 6° álbum mais ouvido na plataforma de streaming.

O ano foi muito feliz na casa dos cantores, pois, ambos viraram papais em 2019. Helena, filha de Henrique, nasceu em maio deste ano. A menina nasceu prematura e teve que passar alguns dias hospitalizada. Já Maria Antonia, primogênita de Juliano, nasceu em julho deste ano. 

A dupla encerrou o ano com a gravação do novo projeto Ao Vivo no Ibirapuera. Aos poucos as canções serão lançadas. Até o momento “Liberdade Provisória”, “Briga Feia” e “Sem Rede” já estão disponíveis para os fãs.

                               


Wesley Safadão

Wesley Safadão foi dos Estados Unidos ao alto mar no ano de 2019. O cantor completou com sucesso mais uma edição do WS on Board, seu cruzeiro temático, com direito a show de sete horas de duração para os passageiros. Além disso, o artista fez em setembro a terceira turnê pelo Estados Unidos.

+++Leia Mais: Como foram os 4 dias do 2º cruzeiro temático de Wesley Safadão

Safadão passou pela Flórida e New Jersey com as músicas do DVD Garota Vip Rio de Janeiro, lançado dia 20 de setembro. O DVD possui um total de 18 músicas, entre elas "Só Pra Castigar" e "Não Atende Não".

Com mais de 4,7 milhões de ouvintes mensais no Spotify e 1,8 milhões de fãs na Deezer, o cantor garantiu a 9° e a 6° posição, respectivamente, no ranking de artistas mais ouvidos do ano das plataformas. Wesley Safadão também conquistou o prêmio de hit da década no YouTube, com a música "Camarote”, gravada em 2015.

Quanto aos planos futuros, Safadão pretende diminuir a carga de trabalho em 2020 para conseguir aproveitar mais o tempo com a família. Porém, o cantor mostrou também que já tem muitos eventos marcados no ano seguinte, entre eles um novo cruzeiro, uma parceria com Gusttavo Lima e a gravação de novo DVD.


Matheus & Kauan

Matheus & Kauan garantiu presença tripla nos rankings TOP 10 da Deezer em 2019. A dupla foi o 8° artista mais tocado do ano e “Vou Ter Que Superar” garantiu a 7° colocação entre os hits do ano. Além disso, o álbum Tem Moda Pra Tudo ficou em quarto lugar, perdendo apenas para os álbuns de Marília Mendonça, Gusttavo Lima e Zé Neto & Cristiano.

Se isso não é prova de que o ano dos cantores foi produtivo, Matheus & Kauan também ganhou prêmio de música mais executada no Youtube. “Vou Ter Que Superar", faixa com a participação da Marília Mendonça, teve quase 274 milhões de visualizações na plataforma.

A música faz parte do DVD Tem Moda Pra Tudo, gravado em Goiânia com produção musical de Ivan Miyazato e direção de vídeo de Fernando Catatau. O álbum possui um total de 12 músicas e participações de Jorge & Mateus, Marília Mendonça e Gusttavo Lima. A primeira faixa de trabalho do projeto foi “Cerveja, Sal e Limão”.

Na vida pessoal, não menos importante que a profissional, Matheus ganhou o segundo filho, João Pedro, no mês de março de 2019, e compartilhou muitas fotos irmão de Davi nas redes sociais. 

Os cantores não pretendem parar por aí: a dupla já anunciou a gravação de um novo DVD em 2020 em Pernambuco.


Maiara & Maraisa

Já em janeiro, Maiara e Maraisa lançaram o DVD Reflexo que conta com a parceria de cantores como Jorge & Mateus e Zé Neto & Cristiano e foi o 8° álbum mais escutado no Spotify. 

O ano foi muito importante para a dupla na vida pessoal. Em Maio, Maiara assumiu o namoro comFernando Zor, dupla de Sorocaba, e desde então, o casal não para de postar declarações de amor nas redes sociais.

Porém, no dia 28 de Dezembro, o relacionamentou chegou ao fim. Maiara e Fernando deixaram de se seguir no Instagram e apagaram a maioria das fotos do casal. Na noite seguinte, a cantora confirmou o término durante um show

+++Leia Mais: Maraisa elogia a voz da irmã Maiara: "Pra que segunda voz?"

Maraisa terminou o noivado este ano e atualmente está curtindo a vida de solteira. Em entrevista recente à Rolling Stone Country Brasil, a cantora disse estar lidando muito bem com a nova fase. 

“Há mais de 5 anos que eu não vivia isso. Eu estava em um relacionamento, engatei em outro e, agora, estou terminando o ano da melhor forma possível. Estou felizona graças a Deus", disse Maiara. 

As irmãs também mudaram bastante a aparência este ano. A dupla emagreceu mais de 15 quilos após entrarem em um processo de reeducação alimentar e hoje estão bem diferentes de como começaram o ano. 

+++Leia Mais: Maiara e Fernando Zor beijam no programa "SóTocaTop" e Maraisa provoca a irmã

A dupla finalizou o ano com o lançamento do EP Aqui em Casa. Diferentemente dos seus últimos trabalhos, que apresentavam enormes produções, este trará as cantoras com trajes descontraídos em seus amigos em um churrasco.


Felipe Araújo 

A cada ano que passa, Felipe Araújo busca aumentar cada vez mais a presença no mercado sertanejo. Neste ano não foi diferente. 

Em setembro de 2018, o cantor liberou a primeira faixa do projeto. “Atrasadinha” logo dominou as paradas musicais e o sucesso se estendeu por todo 2019. A parceria com Ferrugem foi eleita a música do ano nas premiações Melhores do Ano e Prêmio Multishow. 

Mesmo sendo lançada há apenas um ano, “Atrasadinha” conquistou a quinta colocação no ranking de músicas mais executadas da década no Spotify e a terceira no ranking anual. Na plataforma, o cantor soma mais de 245 milhões de streams. 

+++Leia Mais: Depois de divulgar fake news para anunciar clipe, Felipe Araújo lança "Mentira"

Já na Deezer, Felipe ocupa a nona colocação entre os artistas sertanejos mais escutados. 

Em 2019, o cantor se tornou papai com o nascimento de Miguel, em fevereiro deste ano. Pela rotina corrida, Felipe assumiu que não passa tempo suficiente com o filho

Ainda este ano, o cantor lançou a primeira parte do novo álbum Felipe Araújo in Brasília que trouxe canções com “Hoje eu Beberei” e “Paranauê”. 


Gustavo Mioto

O cantor nascido em Votuporanga, interior de São Paulo, começou o ano com o lançamento do primeiro EP. Em 22 de março de 2019,Gustavo Mioto divulgou o álbum Pé Na Areia, com sete faixas inéditas, como “Fake News” e “Pro Nosso Bem”.

Tendo a ajuda do pai, Marcos Mioto, um dos maiores contratantes sertanejo, para iniciar a carreira, Gustavo parece ter usado o ano de 2019 para provar que é digno de 5 milhões de ouvintes mensais no Spotify.

Assim, no início de novembro, Mioto gravou o DVD Ao Vivo em Fortaleza, com participação de Xand Aviãoe Wesley Safadão. No esquema meio a meio, o cantor regravou algumas músicas e lançou novidades, como “Com ou Sem Mim” e “Cala a Boca Coração”.

O cantor garantiu a décima posição entre artistas sertanejos mais escutados do Brasil na Deezer e emplacou o 4º lugar nas músicas mais ouvidas com “Solteiro Não Trai”. Aliás, essa faixa também garantiu o prêmio de Hit do Ano no Prêmio Jovem Brasileiro para GustavoMioto.

Na vida pessoal, Gustavo Miototerminou o namoro com Thaynara OG, apresentadora da GNT, e revelou para Rolling Stone Country Brasil que letras do último álbum são indiretas para outras pessoas.

 

Siga a @RSCountryBR nas redes sociais e não perca nada do universo country e sertanejo.