Rolling Stone Country
Sertanejo » Lenda

Conheça 7 clássicos inesquecíveis na voz de Inezita Barroso

Cantora e defensora da "música de raiz", desafiou família e sociedade para ser violeira

Seham Furlan Publicado em 04/03/2020, às 16h44

Cantora Inezita Barroso
Cantora Inezita Barroso - Divulgação

Nesta quarta, 4, Inezita Barroso completaria 95 anos. Nascida em uma época quando mulheres eram proibidas de votar, a cantora desafiou a família e os costumes para dedicar-se à música caipira, abrindo caminho para outras musicistas. Descendente de cafeicultores, aprendeu a tocar diversos instrumentos, como piano, gaita paraguaia, violão e viola. A última ganhou destaque na vida da artista, que conheceu estilos a cada região caipira visitada. 

+++ Leia Mais: Inezita Barroso será homenageada em exposição no Memorial da América Latina, em SP

Apesar de a arte permear o círculo familiar, tornar-se profissional na área seria uma afronta ao pai. “Você cantar em festa de aniversário, em quermesse na igreja, tudo bem. Mas você nunca vai subir em um palco para cantar como profissional”, relembra Inezita em uma entrevista a Aloisio Milani e Georgia Nicolau. "Consegui minha liberdade quando me casei com um cearense", revelou a cantora em outra conversa, dessa vez em entrevista a Felipe Branco Cruz, para o Jornal da Tarde, "Meus sogros foram pessoas de ouro. Em casa, só ouvia ópera e música erudita", completou. Aos 17 anos, comprou sua primeira viola e somente a tocava em casa.

+++Leia Mais: Yasmin Santos e Marília Mendonça batem 100 milhões de views com "Para, Pensa e Volta"

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo em 1947, apenas três anos mais tarde, Inezita ingressou na Rádio Bandeirantes. No mesmo ano, gravou a música "Moda de Pinga", o pontapé de uma carreira sólida, além de prêmios e mais de 100 discos gravados. Comandou, por mais de 30 anos, o programa "Viola, Minha Viola", que visava cultivar a música caipira, tendo apadrinhado jovens como Bruna Viola.

+++Leia Mais: Marília Mendonça fará show para 16 mil pessoas no retorno aos palcos em SP

A TV Cultura exibe nesta quarta, 4, o documentário Inezita, a partir das 22h45. A seguir, selecionamos 7 canções inesquecíveis na voz de Inezita Barroso:

1.  Marvada Pinga/ Moda da Pinga

 

2. Lampião de Gás

 

3. O Menino Da Porteira

 

4. Ismália

 

5. Funeral de um Rei Nagô

 

6. Romaria

 

7. Rio de lágrimas

 

Siga a @RSCountryBR nas redes sociais e não perca nada do universo country e sertanejo.