Rolling Stone Country
Sertanejo » Polêmica

Colunista que publicou charge de Maiara & Maraisa com braçadeira nazista rebate nota de repúdio

Anderson França publicou no Facebook que o silêncio das irmãs é uma forma de apoio ao governo

Redação Publicado em 22/01/2020, às 17h24

As irmãs Maiara & Maraisa
As irmãs Maiara & Maraisa - Reprodução/TV Globo

O colunista Anderson França respondeu nesta quarta, 22, no Facebook, a nota de repúdio que a dupla sertaneja Maiara & Maraisa divulgou contra o autor.

Na terça, Anderson publicou uma coluna no jornal Folha de S.Paulo questionando por que os artistas desse segmento não se posicionaram contra o pronunciamento do ex-secretário de cultura, Roberto Alvim.

Para ilustrar o texto, Anderson publicou uma caricatura de Maiara & Maraisa usando uma braçadeira com a suástica nazista. Depois, a imagem foi retirada do ar e a Folha de S.Paulo publicou um pedido de desculpas.

+++Leia Mais: Maiara & Maraisa repudia ilustração em que aparece usando uma suástica nazista

Na nota de repúdio das cantoras, elas escreveram que "associar a dupla ao nazismo é uma grande irresponsabilidade e uma agressão as cantoras que repudiam toda e qualquer atitude que remeta a essa época tão sombria da história".

Anderson, no entanto, continuou sustentando tudo o que publicou na coluna da Folha de S.Paulo.

"O silêncio de vocês, é apoio. Apoio consciente. Ao projeto de poder de Bolsonaro. Aos princípios de Bolsonaro. Ao projeto de país de Bolsonaro. Ao racismo, sexismo, homofobia, ódio a pobre, de Bolsonaro. Ao nazismo presente no fazer ideológico de Bolsonaro. Bolsonaro representa César. Bolsonaro representa Roma. O poder das Trevas, diluído no Estado, para legitimar uma opressão aos pobres, sustentado pela religião", escreveu no Facebook.

+++Leia Mais: Após ilustração de Maiara & Maraisa com suástica nazista, Marília Mendonça se declara para as amigas

Anderson considerou a nota de repúdio das cantoras como medíocre e comentou sobre a retirada da charge de seu texto.

"A nota medíocre que me foi entregue é ruim, de raciocínio, de proposta, de argumento e mesmo jurídica [...] A Folha, dentro da liberdade que tem, tirou do ar o desenho, e conversaram comigo. Mas a Folha fez isso, segundo os seus critérios. Eu não faço. Pelo contrário, o desenho já ganhou o mundo. Haja dinheiro pra processar todo mundo que vai usar esse que já virou um clássico."

Até o momento Maiara & Maraisa não rebatarem o texto de Anderson. Outros cantores sertanejos como Marília Mendonça, Luccas Lucco e Gustavo Mioto apoiaram as irmãs.

+++Leia Mais: Chitãozinho & Xororó faz referência a foto famosa dos Beatles em Abbey Road

“Duas das pessoas mais incríveis sendo ofendidas assim, de graça, porque alguém deu o poder da rede na mão de alguém que não tem o mínimo de noção humana. Está f*** a internet”, escreveu Gustavo.

Siga a @RSCountryBR nas redes sociais e não perca nada do universo country e sertanejo.