Rolling Stone Country
Sertanejo » Coronavírus

Cantores sertanejos se adaptam ao isolamento social com projetos especiais para além das lives [ANÁLISE]

Clipes gravados em casa, álbuns especiais de quarentena e shows em estacionamentos têm movimentado a rotina dos artistas

Redação Publicado em 13/06/2020, às 18h00

Marília Mendonça, Gusttavo Lima, Luan Santana e Wesley Safadão adaptam até lançamento de músicas e clipes
Marília Mendonça, Gusttavo Lima, Luan Santana e Wesley Safadão adaptam até lançamento de músicas e clipes - Reprodução/Facebook

Em meio a pandemia do novo coronavírus, os shows de muitos artistas nacionais e internacionais tiveram que ser cancelados para evitar a propagação da doença. Para resolver a saudade do público, a ausência de trabalho e até mesmo ajudar com arrecadação de alimentos e utensílios, os cantores sertanejos anunciaram diversas lives com shows online.

+++ Leia Mais: Gusttavo Lima relembra início da carreira com o hit "Tchê Tchê Rere": "Eu não ia gravar de jeito nenhum"

As lives bateram recordes nas plataformas online e inovaram a forma de produção dos shows. Mas elas não são as únicas novidades que surgiram durante a pandemia no setor cultural. Os cantores ainda seguem se adaptando ao isolamento social com projetos especiais. 

Existe uma forma de transmissão ao vivo que está nascendo no Brasil. Edy Britto & Samuel experimentam uma nova tendência do momento de pandemia: shows drive-in. 

+++Leia Mais: Marília Mendonça dá spoiler de música nova com Maiara & Maraisa para ‘Live das Patroas’; assista

Edy Britto & Samuel fará um show no formato drive-in em estacionamento na cidade de Goiânia. Nesta primeira experiência, apenas convidados da dupla poderão assistir a apresentação no local, mas ela será transmitida ao vivo pelo YouTube. E, se funcionar, outros poderão seguir a tendência.

Luan Santana mesmo já planeja um show drive-in em São Paulo. O show deverá contar com poucos convidados e com cobrança de ingressos, cujo valor será revertido para instituições filantrópicas.

Marília Mendonça, que estava rodando o Brasil com o projeto Todos Os Cantos, precisou adaptar ao momento de pandemia. Ao invés de gravar um clipe durante show lotado em diferentes cidades, a cantora produziu um registro inteiramente em casa.

+++ Leia Mais: Felipe Araújo faz pocket show para Dia dos Namorados e solteiros reclamam: 'Namorado invisível?'

Vira Homem” é a nova sofrência de Marília Mendonça apresentada como parte do projeto  Todos os Cantos em Casa. A produção musical foi definida por áudios no WhatsApp e as filmagens feitas por celular. 

Luan Santana anunciou também que a próxima live terá uma gravação de clipe da nova música "Asas".  Safadão foi além e gravou até DVD de casa. O cantor fez uma terceira live diretamente do Ceará, onde gravou músicas inéditas para o seu novo trabalho, WS em Casa 2.

+++ Leia Mais: Chitãozinho revela trecho da nova música ‘Voltei Pro Mato’ e detalhes de live com Xororó

Gusttavo Lima também não deixou de lançar músicas novas só porque está em casa. O cantor é um dos artistas que mais está produzindo neste período de isolamento social.  Em maio, ele divulgou a música "Saudade Sua", a primeira do projeto Embaixador na Quarentena.

Gusttavo Limadeve lançar em breve um EP com seis a oito faixas inéditas. Por outro lado, Vitor & Cadu já divulgou um álbum de covers para incentivar os fãs a ficarem em casa durante a quarentena.

+++ Leia Mais: Roberta Miranda se revolta com policiais do caso George Floyd: "Postura podre destes monstros"

A dupla separou um repertório repleto de regravações com sucessos do sertanejo universitário e dos ícones dos anos 90, como Zezé Di Camargo & Luciano e João Paulo & Daniel. O álbum foi uma adaptação do repertório que Vitor & Cadu cantavam em bares pelo Brasil. 

Ou seja, o mundo físico do entretenimento pode ter parado devido à pandemia, mas os cantores seguem inovando com projetos virtuais e se adaptando ao momento. 

Siga a @RSCountryBR nas redes sociais e não perca nada do universo country e sertanejo.