Rolling Stone Country
Sertanejo » Saudades

Cantor de rock e ganhador de concurso de talentos: A história e a carreira de Leandro, irmão de Leonardo

Nesta terça, 23, completa 22 anos da morte de Leandro

Redação Publicado em 23/06/2020, às 12h30

O artista faleceu com 36 anos
O artista faleceu com 36 anos - Foto: Divulgação

Nesta terça, 23, completa 22 anos da morte de Leandro, ex- dupla e irmão de Leonardo. O cantor morreu em junho de 1998 após sofrer falência múltipla dos órgãos causada por um tumor maligno. 

Leandrocomeçou a trabalhar na carreia musical antes que o irmão. Ele iniciou a vida artística sendo vocalista da banda Os Dominantes, que fazia côvers de músicas dos Beatles e de Roberto Carlos. Em 1983, Leonardo seguiu os passos do irmão e juntos, formaram uma dupla sertaneja. 

+++Leia Mais: Shows da Turnê 'Amigos' são adiados com novas datas em 2021: 'A saúde de todos é prioridade'

A inspiração de seguir com a carreira artística como Leandro & Leonardo surgiu após um colega de Leonardo ter filhos gêmeos e batizá-los com este nome. O primeiro passo na carreira da dupla foi a conquista de um programa de talentos que lhes proporcionou a oportunidade de gravar o primeiro CD, que não obteve o sucesso esperado. 

Pouco tempo depois os irmãos assinaram um contrato com uma gravadora que lhes permitiu gravar os primeiros projetos profissionais. Foi com o álbum Leandro & Leonardo Vol. 3, que eles obtiveram o sucesso nacional. A canção "Entre Tapas e Beijos" se tornou um hit. Nos CDs seguintes, a dupla emplacou os sucessos "Pensa em Mim" e "Desculpa, Mas Eu Vou Chorar". 

+++Leia Mais: É oficial! Gusttavo Lima e Leonardo anunciam primeira live em conjunto: 'Vou beber demais'

A partir de então, Leandro & Leonardo não pararam mais. Além de lançarem diversas músicas que dominaram as paradas, a dupla ganhou diversos programas especiais, como a formação do grupo "Amigos", com Zezé Di Camargo & Luciano e Chitãozinho & Xororó, especial infantil e até uma mini-série. 

Contudo, tudo mudou em 1998. 

Durante um momento com amigos, Leandro sentiu uma dor aguda nas costas e ao ser encontrado desmaiado, foi levado diretamente para o hospital. O diagnóstico foi revelado poucos dias depois. O cantor estava com  tumor maligno que se desenvolveu em seu tórax, ocasionado por um câncer de pulmão raríssimo, localizado no pulmão direito.

+++Leia Mais: Luciano Camargo gostaria de seguir com o fenômeno Amigos: 'Vou sentir falta de muitas coisas'

O tumor cresceu de forma extremamente rápida, comprometendo o coração, os pulmões, brônquios, veias e as artérias do coração. Cerca de dois meses depois, no dia 8 de junho, Leandro fez última aparição pública. Já debilitado, o cantor acenou para os fãs. 

No dia 15 de junho, o cantor sofreu uma parada cardiorrespiratória e foi levado às pressas para a UTI de um hospital em São Paulo, onde permaneceu sedado e respirando com a ajuda de aparelhos. Leandro morreu às 0h10 de 23 de junho de 1998, com falência múltipla dos órgãos, segundo médicos.

+++Leia Mais: 'O que temos para hoje é saudades': Relembre a causa da morte de alguns cantores sertanejos

Siga a @RSCountryBR nas redes sociais e não perca nada do universo country e sertanejo.