Rolling Stone Country
Sertanejo » Mulheres na música

5 duplas de viola caipira formadas por mulheres; confira [LISTA]

A lista vai desde As Galvão até Luci & Lucina

Redação Publicado em 20/06/2020, às 18h00

Duo Celeste
Duo Celeste - Reprodução/ YouTube

Pensar que as duplas de feminejo surgiram agora é um grave engano. Na verdade, as mulheres sempre estiveram na música, praticamente em todos os gêneros, entretanto, o reconhecimento pelo trabalho destas duplas demorou a tomar espaço na indústria musical. Se Marília Mendonça é uma das cantoras mais escutadas dos últimos tempos no Brasil, é preciso entender que este caminho foi desbravado por mulheres anteriores à Rainha da Sofrência.

+++ Leia Mais: Conheça 7 clássicos inesquecíveis na voz de Inezita Barroso

Separamos 5 duplas sertanejas raiz formadas por mulheres para conhecermos melhor o começo desta história.

+++Leia Mais: Yasmin Santos e Marília Mendonça batem 100 milhões de views com "Para, Pensa e Volta"

1. Irmãs Castro

Famosas pela música "Beijinho Doce", presente na memória de todo brasileiro, Maria de Jesus Castro e Lourdes Amaral Castro iniciaram a carreira quando ganharam um concurso e passaram a receber ensinamentos musicais de Nhô Pai, compositor apresentou a música caipira para as irmãs. A dupla foi a primeira a se aventurar com gravações da música caipira, além de fazer shows pelo Brasil e pela América Latina.

2. As Galvão

Formada pelas irmãs Meire e Marilene ainda quando eram crianças, são a dupla sertaneja que está há mais tempo em atividade no Brasil. A dupla chegou a ser indicado ao Grammy Latino em 2002.

 

3. Irmãs Celeste

Mineiras, Diva Araújo e Geisa Araújo interpretam a valsa "Cantando" e o rasqueado "O Trem Apitou". Entretanto, Geisa acabou se casando e, mesmo tentando a carreira solo, deixou o mundo da música. Diva continuou na carreira, trabalhando na Rádio São Paulo.

4. Luli & Lucina

Os gêneros musicais não são, na prática, tão segmentados. Isto, na verdade, é uma jogada do marketing para facilitar a venda de músicas. A dupla Luli & Lucina são prova disso, que gravaram com Ney Matogrosso, por exemplo, flertavam com sonoridades do rock rural, progressivo e MPB.

5. Duo Ciriema

Primeiro, o Duo Ciriema era composto por Aparecida Martins Batista e Irene Campos Mendonça, trabalhadoras da tecelagem. A carreira da dupla teve início quando Irene inscreveu o duo em um programa da Rádio Nacional. A dupla recebeu o nome de “Duo Ciriema” por Tito Neto, da Gazeta Esportiva. Mais tarde, Irene Mendonça deixou a dupla, sendo substituída por Irene Lopes.

Siga a @RSCountryBR nas redes sociais e não perca nada do universo country e sertanejo.