Rolling Stone Country
Sertanejo » Internacional

5 cantores sertanejos que se aventuraram no espanhol (ou portunhol) nas letras das músicas [LISTA]

Ouça as faixas de Gusttavo Lima, Eduardo Costa, Bruno & Marrone, Fernando & Sorocaba e Júnior & Cézar

Redação Publicado em 17/05/2020, às 10h00

Cantores sertanejos têm um público grande nos países latino-americanos
Cantores sertanejos têm um público grande nos países latino-americanos - Reprodução/Instagram

Gusttavo Lima é um dos maiores entusiastas da incorporação do ritmo e da língua espanhola nas produções brasileiras. E não é o único. Foi por essa razão que o cantor trouxe a bachata para a música sertaneja com "Jejum de Amor", ainda em 2014.  Depois consagrou o estilo com o lançamento de "Cem Mil" e "Milu" e, mais recentemente, com "A Gente Fez Amor".

+++Leia Mais: Gusttavo Lima lança nova música 'Saudade Sua' e fãs se identificam com a letra: 'Minha vida'

O Brasil está cercado de países falantes da língua espanhola, cheio de músicas e culturas próprias que influenciam também a nossa produção nacional. Muitos cantores sertanejos já revelaram ser fã de artistas estrangeiros, em especial, dos vizinhos latino americanos.

+++ Leia Mais: Os 5 melhores momentos da live de Leonardo e Zé Felipe: memes, choro e versão de Raça Negra

Outros cantores sertanejos se juntaram a Gusttavo Lima e fizeram versões ou lançaram diretamente faixas em espanhol, seja por gosto pessoal ou por estratégia de marketing. 

Por isso, a RS Country separou uma lista com 5 cantores sertanejos que se aventuraram no espanhol (ou portunhol) nas letras das músicas.

Gusttavo Lima

As influências latinas do Gusttavo Lima não param na bachata. Em entrevista com a Rolling Stone Country, o cantor revelou ser um grande fã de músicas em espanhol e falou de cantores como Prince Royce, Christian Castro, Mark Anthony e Gente de Zona, com quem fez parceira na música "Lo que Tú y Yo Vivimos" do novo álbum.

+++ Leia Mais: "Tudo que eu escutava no sertanejo parecia a mesma coisa", diz Gusttavo Lima sobre bachata em novo álbum [ENTREVISTA]

Essa não é a única faixa com letras em espanhol no O Embaixador In Cariri. Em "Última Letra"- ou "Mi Última Letra"- Gusttavo mistura a língua estrangeira ao português. 

Eduardo Costa

Eduardo Costa lançou a música "Enamorado" como parte do DVD Acústico em 2013. O cantor mistura o português e o espanhol na letra que fala sobre o sentimento de paixão.

Bruno & Marrone

Bruno & Marrone lançou a música "Duele Más" inteiramente em espanhol no ano de 2017. A música agradou muito o público latino que é fã da dupla. A seção de comentários está lotada de comentários estrangeiros.

+++ Leia Mais: Os 5 momentos mais engraçados da live do Bruno & Marrone: 'Chorei de sofrer e de rir'

A decisão de lançar músicas em espanhol vai muito além do gosto pessoal, ela funciona também como uma estratégia para agradar os públicos de países vizinhos que também gostam de sertanejo.

Fernando & Sorocaba

A música "Madri", de Fernando & Sorocaba, é uma das que mistura o português com o espanhol. A combinação faz ainda mais sentido com a letra, que fala de uma relação em que as pessoas estão em dois países diferentes: Brasil e Espanha. 

+++Leia Mais: Calendário das lives sertanejas: datas e horários para não perder os shows online

"No puedo más mi corazón. Está doendo aqui na solidão. No puedo más vivir sin ti. Volta logo psra São Paulo ou eu vou pra Madri", canta Fernando & Sorocaba.

Júnior & Cézar

Júnior & Cézar lançou "Sinal de Desespero" em fevereiro deste ano. A música foi a primeira da dupla a misturar português com espanhol. A dupla explica que tomou a decisão de tornar a faixa bilíngue depois de fazer show no exterior.

+++ Leia Mais: Júnior & Cézar lança novo projeto intimista para "abalar o coração dos fãs com sofrência" [ENTREVISTA]

"Quando fizemos shows em outros países e cantávamos 'Sinal de Desespero', algumas pessoas diziam ter se encantado com a música, mas sem entender sobre o que ela falava", contou Júnior em entrevista à RS Country.

"Então a gente resolveu gravar uma versão em espanhol. Naquela retrospectiva do Spotify, vimos que atingimos 76 países no ano passado", completou Cézar.

Siga a @RSCountryBR nas redes sociais e não perca nada do universo country e sertanejo.