Rolling Stone Country
Sertanejo » Polêmica

5 cantores que desaprovam os novos caminhos do gênero musical sertanejo universitário [LISTA]

As críticas ao sertanejo universitário permanecem no mercado musical até hoje e são feitas, inclusive, por sertanejos

Redação Publicado em 20/06/2020, às 10h00

Luan Santana, nome do sertanejo universitário
Luan Santana, nome do sertanejo universitário - Reprodução/ Instagram

O debate sobre a música sertaneja é polêmico, dividindo opiniões no meio da música há tempos. O quanto destas críticas são preconceito e o quanto devem ser utilizadas para reflexão? Tudo varia. É inegável que, por exemplo, as mulheres no sertanejo começaram a ganhar maior espaço enquanto compositoras. Entretanto, o gênero ainda é muito heteronormativo e branco, além de se ausentar de debates sobre a situação política atual.

+++ Leia Mais: Michel Teló se surpreende com resultado da brincadeira de troca de gênero em foto: 'Larissa Manoela, é você?'

Separamos 5 cantores, inlusive sertanejos, que desaprovam os novos caminhos do gênero musical sertanejo universitário, tecendo críticas aos novos caminhos do gênero.

+++ Leia Mais: Lucas Lucco posta foto com filtro de maquiagem e se acha parecido com mãe: 'Um pouquinho'

1. Lulu Santos

Lulu criticou a música sertaneja no Programa do Faustão, chegando a relacionar a música sertaneja com a ascensão de Collor. Depois, chegou a reestruturar a crítica também no palco do Faustão.

2. Teodoro, dupla de Sampaio

Teodoro, dupla de Sampaio, chegou a dizer a música sertaneja universitária destratava demais as mulheres nas letras, o que o incomodava. 

3. Supla

Em 2012, o roqueiro Supla chamou o gênero universitário de “sertanojo” o programa Ídolos (Record), o que desagradou fãs e cantores do estilo. Supla comentou que não aguentava mais ouvir Gusttavo Lima, Michel Teló, Luan Santana nas apresentações do reality musical.

4. Zezé di Camargo, dupla de Luciano

Zezé chegou a demonstrar inconformidade com a música sertaneja universitária, dizendo que é incompreensível o fato da musicalidade ter piorado e vendido mais. 

5. Lobão

Lobão, roqueiro, faz críticas recorrentes à música sertaneja atual, diferindo a viola caipira de Almir Sater, Renato Teixeira e criticando o viés pop da música sertaneja. Ao ser questionado sobre as divisões na música brasileira, o músico disse que estas são opiniões particulares.

Siga a @RSCountryBR nas redes sociais e não perca nada do universo country e sertanejo.