Rolling Stone Country
Entrevistas » João Bosco & Vinícius

Entrevista: João Bosco & Vinícius mantém a essência sem perder a visão comercial no novo DVD: 'Seria um tiro no pé'

João Bosco conversou com a RS Country sobre projetos, pandemia e carreira; dupla faz uma live nesta segunda, 20

Clara Guimarães Publicado em 20/04/2020, às 15h00

João Bosco & Vinicius faz live nesta segunda, 20
João Bosco & Vinicius faz live nesta segunda, 20 - Reprodução/Instagram

João Bosco, dupla de Vinícius, atende ao telefone por volta das 16h de uma quarta-feira ensolarada na casa onde mora em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, para conversar sobre as novidades profissionais e o momento único que está vivendo.  “Estou procurando ficar bem escondido, no mato. Eu e o Vinícius já temos quase 20 anos de carreira profissionalmente, e nunca ficamos tanto tempo sem fazer show. O máximo foi nas férias, 20, 25 dias”, lamenta o cantor.

+++ Leia Mais: "Falavam que eu devia ficar quieta por ser mulher": Naiara Azevedo revela desafios que enfrentou para lançar o DVD "Sim"

Em meio à pandemia do coronavírus, embora cantor e a reportagem estivessem na mesma cidade, apenas a poucos quilômetros de distância, não foi possível se encontrar.

Foi nessa nova dinâmica virtual, vivenciada pelo mundo inteiro, que a Rolling Stone Country Brasil conversou com João Bosco sobre o novo DVD, as lives, a pandemia, os projetos para o futuro e a carreira da dupla com Vinícius

João Bosco & Viníciustem tomado o máximo do cuidado com a segurança e a saúde nesse período, tanto que a dupla hesitou em fazer uma live inicialmente. “Não era nossa ideia fazer live. A gente tem seguido bastante o que as pessoas falam e tem se cuidado, porque se cuidando você ajuda outras pessoas”, conta o cantor. Porém, os pedidos no Twitter, Facebook e Instagram para João Bosco & Vinícius realizarem um show foram muitos. 

+++ Leia Mais: "Sou muito eclético, gosto de colocar de tudo um pouco", diz Felipe Araújo sobre novo DVD

Recentemente, as lives sertanejas ganharam muito espaço nas redes sociais e até mesmo na televisão. Tudo começou quando Gusttavo Lima mudou a dinâmica das transmissões e realizou uma superprodução no Youtube com abertura para doações. Desde então, MaríliaMendonça e Jorge & Mateus já quebraram vários recordes de visualizações e os cantores aumentaram o nível de exibição e entretenimento.

No dia 17 de abril, a Workshow juntou dez artistas da gravadora em uma só live, entre eles estavam grandes nomes como Maiara & Maraisa, Zé Neto & Cristiano e Marília Mendonça - praticamente um festival.  João Bosco, no entanto, deixa claro que o intuito da dupla não é ter visualizações ou entrar em uma competição de quem faz a maior live.

+++ Leia Mais: Thiago Brava divulga "A Live das Lives" e rebate críticas sobre excesso de bebidas; confira a data e horário

“Queria sempre deixar claro que não estamos preocupados com números. Nossa preocupação maior é cantar bem e fazer o que sabemos melhor, esse dom que Deus nos deu”, diz. 

Com essa visão, a live “Acústico no Bar”, nome do primeiro DVD de João Bosco & Vinícius, busca apenas levar as músicas que consagraram os artistas no ramo sertanejo, ou seja, os fãs podem esperar por muitos hits antigos. 

+++Leia Mais: BBB20: Rafa Kalimann vai do paredão a líder, conquista a prova e entra para o top 4

A transmissão acontece na parte dos fundos da casa do Vinícius e seguirá todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo JoãoBosco, essa foi a única imposição dos artistas quando decidiram realizar o show. 

A live acontece nesta segunda, 20, véspera de feriado, a partir das 21h no canal de YouTube da dupla. João Bosco & Vinícius abriu espaço para pedidos de música dos fãs e, sem surpresas, “Chora, Me Liga” foi a mais pedida disparada. Embora outros nomes como "Tatuagem", “Faz de Conta”, “Deixaria Tudo”, “Curtição”, “Sufoco” e “Falando Sério” também tenham ganhado menções.

+++Leia Mais: Zé Neto & Cristiano lança 'Não É Insônia' e fãs reconhecem sofrência: 'Meu chifre está doendo'

Muitas dessas são as chamadas ‘sofrência para arrastar o chifre no asfalto’, como brinca João Bosco. “É o que a galera quer. As pessoas falam muito da nostalgia de ouvir aquela música de quase, sei lá, 20 anos atrás. O repertório deve ter umas 30, 40 músicas, mas é difícil. A gente vai olhar o que as pessoas estão pedindo nas redes sociais e sempre encontra uma que está faltando”, conta. 

Embora João Bosco & Vinícius tenha muitas sofrências no repertório, o álbum mais recente da dupla, Ao Vivo em Goiânia, abre com uma faixa sobre amor próprio. “A melodia de ‘Bem Longe de Você’ é muito boa, encaixou com a gente cantando e é música muito fácil das pessoas pegarem. Assim que a gente lançou ela, a resposta foi maravilhosa. Todas as músicas que a gente grava, a gente procura ter um sentimento que chame atenção. Nela, o que chamou atenção foi o amor próprio, essa mensagem que a pessoa precisa se valorizar". 

Quando questionado se isso mostra uma mudança de estilo da dupla ao longo dos anos, João Bosco é categórico em negar. “Seria um tiro no pé em tudo que já conquistamos na música”. O cantor admite que existem novos arranjos, que muitas vezes são mais comerciais, mas afirma que a essência da dupla nunca mudou. “A gente se adequou, mas nosso estilo de cantar e interpretar, principalmente falando de amor, continua”, explica.

+++ Leia Mais: "Tudo que eu escutava no sertanejo parecia a mesma coisa", diz Gusttavo Lima sobre bachata em novo álbum

O novo DVD Ao Vivo em Goiânia de João Bosco & Vinícius conta com seis faixas e muitas delas foram resultados de uma parceria dos artistas com um amigo compositor e cantor.

“O Henrique Casttro foi uma grata surpresa para gente, porque eu conheci ele em uma pescaria entre amigos e ele contou das músicas que fazia. A gente ficou muito amigo e resolveu se juntar para fazer o repertório deste projeto e pelo fato dele estar compondo pensando no nosso projeto, com a gente, muitas músicas ele fez exatamente com a pegada do João Bosco & Vinícius”, conta.

+++ Leia Mais: Os 5 momentos mais engraçados da live do Bruno & Marrone: 'Chorei de sofrer e de rir'

Além disso, a dupla também colaborou na música “Segunda Taça” com Matheus, dupla de Kauan. O clipe já conta com mais de 7 milhões de visualizações no YouTube- o maior sucesso entre os seis lançamentos do Ao Vivo em Goiânia.

“A gente já combinava há muito tempo de gravar com o Matheus & Kauan. O Kauan não pode ir, porque ele teve uma apendicite bem no dia e o Matheus foi lá e representou muito bem a dupla. É a nossa atual música de trabalho, 'Segunda Taça', e é também uma composição do Henrique Casttro e do Elvis Elan”, disse. 

João Bosco & Vinícius ainda vai seguir lançando novidades para os fãs nesta quarentena. As seis faixas são apenas a primeira parte do DVD. Na quarta, 15, a dupla já iniciou as divulgações da nova parte com “Acertou, Me Beija!”,  do mesmo projeto gravado em Goiânia. 

+++ Leia Mais: Henrique Casttro divulga primeira live como cantor: "Levar amor em forma de música para quem está em casa"

“Em dois ou três meses, a gente termina de lançar todas as músicas. Elas serão lançadas em média de 15 em 15 dias. Já estamos pensando no novo projeto. Esperar a poeira abaixar aí, para a gente ter um pouco mais de confiança para sair de casa, ir para o estúdio. Já estamos colhendo músicas para o repertório, mas ainda não sabemos o que vai ser. Os 20 anos de carreira estão quase aí, então talvez algo de comemoração, não sei”, pondera João Bosco.

Siga a @RSCountryBR nas redes sociais e não perca nada do universo country e sertanejo.