Rolling Stone Country
Entrevistas » Humor Sertanejo

Jacques Vanier: conheça o humorista goiano que é queridinho dos cantores sertanejos

Humorista falou sobre carreira, música sertaneja, novos projetos e experiência em Barretos

Clara Guimarães Publicado em 01/12/2019, às 07h00

Jacques Vanier apresenta stand-up na próxima semana em Goiânia
Jacques Vanier apresenta stand-up na próxima semana em Goiânia - Foto: Divulgação/Flaney Gonzallez

Jacques Vanier começou a carreira como humorista no Instagram com vídeos despretensiosos, onde interpretava conversas entre um goiano e uma norte-americana. E foi assim, fazendo graça da sua própria origem, que o engenheiro civil tornou-se um fenômeno na internet e caiu nas graças dos cantores sertanejos, inclusive do maior ídolo, Gusttavo Lima. 

Sucesso nas redes sociais, o engenheiro civil que mora na Flórida, EUA, conversou com a Rolling Stone Country Brasil sobre o personagem goiano, a carreira, a música sertaneja, o novo show de standup e a experiência no Rodeio de Barretos.

+++Leia Mais: "A fama nunca foi uma ambição", diz Zé Neto & Cristiano sobre sucessos no sertanejo

Tudo teve início quando Jacques mudou para os Estados Unidos e sofria por saudades de casa. "Eu pensei: vou começar a gravar vídeo porque, pelo menos, eu tiro essas ideias de ir embora do Estados Unidos e encho minha cabeça com alguma coisa. Então, aquilo era um hobby para mim que me ajudava a passar o tempo e não ficar mais triste", contou. Mas ele nunca imaginaria que seu passatempo faria tanto sucesso.

"Até hoje eu não me acho uma pessoa engraçada porque, pessoalmente, eu sou tímido. Eu meio que sou o cara que vê a situação e faz uma piada em cima disso, mas nunca fui o piadista da família. Tenho meus tios que não fecham a boca, ficam falando piada o dia inteiro."

Com o personagem de chapéu boiadeiro, camisa xadrez e forte sotaque, o brasileiro ganhou atenção dos usuários do Instagram e viu a conta ir de 1.000 para mais de 600 mil seguidores. Agora, Jacques já prepara para dar o próximo passo na carreira como humorista, fora das telas de celular.

Aos 28 anos, ele está no Brasil, mais especificamente em Goiás, ensaiando para subir aos palcos em um espetáculo de stand-up com dois amigos, que já tem os ingressos para as sessões iniciais esgotados. Nele, Jacques terá 20 minutos para falar sobre a mudança para os EUA e das peculiaridades de Goiânia.

Mas essa não é a primeira vez que Jacques sobe no palco. O humorista já participou do espetáculo de stand-up 4 Amigos, com os comediantes Afonso Padilha e Thiago Ventura, e recebeu feedbacks que o inspiraram a perseguir a carreira. "Depois do espetáculo 'Só Os Três', eu quero fazer show sozinho, depois de pegar essa bagagem toda", revelou. A primeira sessão de Só Os Três acontece no Teatro PUC de Goiânia no dia 8 de dezembro, mas promete rodar pelo Brasil em 2020.

Quanto a Jacques, o goiano mudou para Orlando para conseguir vir com mais frequência ao Brasil. Em agosto, inclusive, o humorista foi pela primeira vez ao Rodeio de Barretos, experiência que ele marcou como "um sonho".

"Eu conheci o cara que sou o mais fã, ele já tinha repostado meus vídeos no Instagram, mas eu ainda não conhecia, que é o Gusttavo Lima. Eu fui no camarim dele, na hora que cheguei lá, ele falou que assistia meus vídeos e para mim aquilo foi a melhor coisa do mundo". 

+++ Leia Mais: "Todos os dentes da minha boca amoleceram", relembra Gusttavo Lima sobre salmonela

Mas Gusttavo Lima não é o único fã de Jacques. O humorista virou queridinho dos cantores sertanejos, que não raramente comentam nas publicações do goiano, entre eles Marília Mendonça, Naiara Azevedo, Luciano Camargo, Simaria, Sorocaba e Felipe Araújo. 

+++ Leia Mais: Leonardo, Gusttavo Lima e Felipe Araújo sofrem de ressaca após encontro

Nascido na cidade com a maior indústria sertaneja, Jacques disse que o Rodeio de Barretos foi o "melhor final de semana da minha vida", mas brincou que é frustrado por não saber cantar. "Aqui em Goiânia você balança uma árvore, cai uma dupla sertaneja. Se eu soubesse cantar, rapaz, ia ser 'bão' demais".

Sem talento para cantar, Jacques decidiu usar sua voz para contar piadas e pretende seguir nesse caminho com os dois pés no chão. "Eu sei que sucesso é uma coisa passageira, então eu penso muito em sempre dar um passo a mais, porque eu espero prolongar o máximo possível".

+++Leia Mais: Parece que foi ontem! As 10 músicas sertanejas que fizeram sucesso em 2009

E justamente no assunto do passo a mais, o humorista encerrou a conversa falando sobre os  planos para o futuro. "Agora eu comecei a postar mais no YouTube e é muita coisa, a gente não consegue cuidar de tudo, né? Ideia tem demais, a gente quer fazer uma série lá em Orlando".

Com humor caipira e brincando com a própria história, JacquesVanier não pretende parar na internet. "Meu sonho mesmo profissional é chegar na televisão".

Siga a @RSCountryBR nas redes sociais e não perca nada do universo country e sertanejo.