Rolling Stone Country
Entrevistas » Descobertas

Conheça Gabi & Raphaela, dupla de irmãs que mistura modão com pop e reafirma o lugar da mulher no sertanejo [ENTREVISTA]

As paranaenses seguem carreira há mais de dez anos e produziram o primeiro DVD em 2019 recheado de influências das cantoras sertanejas e diversidade musical

Mariana Calheiros Publicado em 29/04/2020, às 15h34

As irmãs Gabi e Raphaela se mudaram para Goiânia há dois anos e lançaram o DVD Metamorfose em 2019
As irmãs Gabi e Raphaela se mudaram para Goiânia há dois anos e lançaram o DVD Metamorfose em 2019 - Divulgação / Flaney Gonzallez

Seguir carreira na música sertaneja pode parecer sinônimo de sucesso, mas o caminho para chegar até o reconhecimento e se diferenciar dos outros milhares de artistas não acontece do dia para a noite. As irmãs Gabi e Raphaela são um exemplo da mensagem “nunca desista dos seus sonhos”, pois tiveram que se esforçar ao máximo e por muitos anos para integrar o grupo gigantesco de duplas sertanejas que atuam no mercado da música brasileira.

A dupla Gabi & Raphaela surgiu ainda na infância das irmãs, quando realizaram o primeiro show em 2010, na festa junina da academia que frequentavam em Londrina. Com os altos e baixos na carreira, foi só em 2019 que as cantoras gravaram o primeiro DVD intitulado Metamorfose, com onze músicas inéditas. Este ano, o próximo lançamento já será uma parceria com o cantor Felipe Araújo.

+++ Leia Mais: Lucas Lucco lança clipe de "Passarinho", gravação do projeto "Em Casa"; assista

Nascidas no interior do Paraná, a dupla se mudou para Goiânia há dois anos. “Viemos na cara e na coragem, sempre fomos meio vida loucas”, brincou Gabi. As irmãs começaram a tocar em bares da cidade e a se apresentarem pelo interior de Goiás, cantando em sítios e igrejas. “Foi uma experiência muito doida porque a gente precisou adaptar nosso repertório. Percebemos que o artista tem que ter o estilo próprio, mas ser flexível para outros públicos”, conta Raphaela.

As influências musicais da dupla sempre foram ecléticas. Quando eram adolescentes, as irmãs cantavam os sucessos da cantora Laura Pausini em italiano e Raphaela começou a se interessar por bossa nova. Essa diversidade é algo muito presente no primeiro projeto da carreira de Gabi & Raphaela, que consegue misturar a sanfona com o pop e traz ritmos eletrônicos para algumas canções.

+++ Leia Mais: Felipe Araújo diz ter perdoado Zeca Camargo após polêmica com Cristiano Araújo; entenda o caso

No repertório, as músicas apaixonadas ou sobre a vida de solteira dos modões se unem a diferentes ritmos. “A gente não se limita só ao sertanejo, sempre ouvimos de tudo. Nosso DVD tem músicas de sofrência, agitadas, para dançar e emocionantes. É algo bem eclético que mostra a nossa diversidade”, comenta Gabi. Entre as faixas do DVD, três são composições autorais das irmãs: “Dona Aliança”, “Visão Do Mundo” e “Subconsciente”.

+++ Leia Mais: Entrevista: João Bosco & Vinícius mantém a essência sem perder a visão comercial no novo DVD: 'Seria um tiro no pé'

O projeto Metamorfose foi gravado em abril de 2019 e contou com uma produção 100% feminina, desde a filmagem até o cenário. “Nós captamos a voz ao vivo, sem estúdio, para ter mais emoção. Tivemos uma grande troca de energia num momento muito especial”, disse Gabi. A cantora revelou também que o título do DVD faz relação às mudanças que as irmãs passaram durante a carreira musical.

Gabi e Raphaela contam que sempre tiveram as cantoras sertanejas como maiores influências musicais, e tentam ao máximo defender o espaço da mulher no sertanejo. “Ser mulher não é uma tarefa fácil, desde da época de adolescente, quando resolvemos virar cantoras, sempre nos falavam para fazer dupla com homem ou solo, mas a gente nunca se deixou levar” diz Gabi. Entre as inspirações da dupla estão Irmãs Galvão, As Marcianas e As Mineirinhas, além de Inezita Barroso e Roberta Miranda.

+++ Leia Mais: Da tesoura ao estrelato, conheça Vitor & Cadu, a dupla que surpreendeu o mercado com composições próprias [ENTREVISTA]

Para as irmãs, o sucesso do feminejo nos últimos anos, com Simone & Simaria, Maiara & Maraisa e Marília Mendonça, confirmou a confiança delas no sucesso de mulheres no sertanejo. “Nós ficamos muito felizes porque isso comprovou que as duplas femininas podem estar em alta e que as pessoas admiram duas mulheres no palco”, diz Gabi.

O ano de 2020 prepara grande projetos para Gabi & Raphaela. As irmãs contaram com exclusividade a Rolling Stone Country Brasil que o próximo lançamento será uma regravação com a participação do cantor Felipe Araújo. “A música ‘Reprise’ faz parte do nosso DVD, mas convidamos o Felipe para uma regravação e o resultado ficou incrível”, disse Gabi. As irmãs também irão lançar uma nova canção intitulada “Piripaque”, autoral de Raphaela e que promete trazer "uma letra bem polêmica".

 
 
 

Siga a @RSCountryBR nas redes sociais e não perca nada do universo country e sertanejo.