Rolling Stone Country
Entrevistas » Novidade

Após 1º lugar nas paradas, João Gustavo e Murilo querem a reinvenção: “Para se manter em evidência”

A dupla conversou com a RS Country sobre os planos da carreira e o novo lançamento 'Cancela Esse Cara'

Isabelle Colina Publicado em 07/08/2020, às 14h57

A dupla foi a mais executada de 2019 com o hit 'Lençol Dobrado'
A dupla foi a mais executada de 2019 com o hit 'Lençol Dobrado' - Foto: Divulgação

O show deve continuar… Independente da situação do país e do mundo. Este é o dilema da dupla João Gustavo & Murilo, vozes da música mais executada nas plataformas digitais em 2019, e que buscaram se reinventar meses após alcançarem o sucesso nacional.

Nesta sexta, 7, os sertanejos lançaram a música “Cancela Esse Cara”, a primeira a ser trabalhada no período de pandemia. A letra conta a história de uma conversa -sendo possível várias interpretações e leituras- sobre relacionamentos  e amor. 

+++Leia Mais: Lives substituem shows e sertanejos criam nova forma de gravar DVDs ao vivo; confira detalhes dos projetos [EXCLUSIVO]

Em entrevista à Rolling Stone Country,João Gustavo & Murilo anunciaram que a faixa marca o início de uma nova fase da carreira, onde eles mostrarão nos próximos projetos, o amadurecimento profissional, musical e até mesmo, pessoal. Inclusive, esta será a primeira vez que os cantores trabalharão uma canção não autoral. 

 “A música chegou para nós por outros compositores e nessa época, já estávamos no processo de ouvir letras. Acabou que ela se destacou por ter esse fator chiclete e por contar uma história romântica muito popular, que todo mundo já viveu. Acabamos vendo muito futuro por ter essas características especiais”, diz João Gustavo

Murilo não esconde a identificação intima com a letra. “Todo mundo já passou por essa história. Na nossa vida pessoal, a gente mais erra do que acerta”, revela. 

+++Leia Mais: Sem show, Luan Estilizado diz que classe artística está esquecida pelo governo: 'Muita gente está passando fome' [EXCLUSIVA]

A princípio, a música faria parte de um projeto que estava sendo trabalhado antes do agravamento da pandemia. Contudo, “Cancela Esse Cara” chamou a atenção da dupla sul-mato-grossense, e foi lançada como um single solo. 

A produção musical é assinada por Neto Schaefer, responsável por hits de Jorge & Mateus, Gustavo Mioto, Michel Teló, Matheus & Kauan, Lucas Lucco e outros. Por ser o primeiro projeto juntos, foi necessário que houvesse um encontro presencial. 

“Produzimos ela [a música] há mês e trabalhamos sem ninguém, só nós e o produtor, seguindo todas as recomendações e tomando todos os cuidados”, conta João Gustavo

“Temos a possibilidade de realizarmos esses trabalhos a distância, graças à tecnologia.  Hoje em dia já não tem mais esse negócio da galera se reunir no estúdio, já tinha esse negócio de gravação online antes mesmo da pandemia. Todos os músicos têm estúdio em casa. Isso facilita para continuarmos trabalhando”, completa Murilo

+++Leia Mais: Na contramão da superexposição, Henrique & Juliano veem o sertanejo no topo há 6 meses: 'São números que a gente não imaginava'

Em 2019, os sertanejos emplacaram a canção “Lençol Dobrado” em primeiro lugar nas paradas musicais das plataformas digitais, à frente de grandes nomes como Marília Mendonça, Gusttavo Lima e Zé Neto & Cristiano. Contudo, eles sabem que o sucesso não é algo permanente. 

“Cancela Esse Cara” está sendo lançada estrategicamente para que o nome da dupla permaneça em destaque. “Temos a noção que o mercado está sempre consumindo muita música, tudo acontece muito rápido e precisamos se manter em evidência, lançando novidades para nossos fãs”, afirma Murilo. 

Os seguidores da dupla podem esperar por projetos que abrangem muito além do sertanejo, pois, a mistura de ritmos será uma das apostas futuras. 

+++Leia Mais: Hino do sertanejo e do Brasil: confira as versões mais inusitadas de 'Evidências', de Chitãozinho & Xororó [LISTA]

“Querendo ou não, você acaba atingindo um público maior. Pode ser rap, funk, tudo. Desde a última década, o sertanejo tem se reinventado muito e com isso, consegue se misturar com todos os estilos. Na minha opinião, isso fez com que o ritmo se fortalecesse e perdurasse por tantos anos.”, aponta João Gustavo

“No nosso caso, nós somos realmente assim. Tenho uma pegada mais pop, o João já é bem sertanejo. Escutamos muitos estilos musicais, e quando a gente vai colocar isso no papel para montar repertório, acabamos misturando bastante. Isso se torna um diferencial na sonoridade”, completa Murilo.

Neste momento de pandemia, o entretenimento foi um dos setores mais atingidos economicamente. Desde março, todos os shows do país foram cancelados para que não houvesse a propagação do vírus Covid-19. Para resolver a saudade do público, a ausência de trabalho e até mesmo ajudar com arrecadação de alimentos e utensílios, os cantores sertanejos apresentaram diversas lives com shows online.

+++Leia Mais: Lives sertanejas: artistas se adaptam às regras do YouTube, mas buscam alternativas pagas [ANÁLISE]

A dupla havia realizado somente uma transmissão virtual, no dia 30 de maio, quando anunciaram que iriam apresentar o projeto “10 horas de João Gustavo & Murilo”, ou seja, eles subiram no palco em 10 lives de 1 hora, por 10 dias seguidos. Iniciado no dia 28 de julho, os artistas afirmam ter sido um dos trabalhos mais desafiadores da carreira. 

 Cada transmissão teve uma temática diferente. Os modões sertanejos, o pagode, a Festa Junina, algumas artistas femininas, Jorge & Mateus, Bruno & Marrone foram algumas das homenagens feitas pelos cantores que mostraram a flexibilidade artística. 

A última live ocorreu nesta quinta, 6, e marcou o lançamento oficial da canção “Cancela Esse Cara”. Desta vez, a homenagem foi direcionada aos primeiros versos de “Lençol Dobrado”, hit que alavancou a carreira da dupla… “Bora João Gustavo, Vai Murilo”.

+++Leia Mais: Maior casa sertaneja da América Latina, Villa Country perdura 18 anos sendo primordial e singular para ritmo

Siga a @RSCountryBR nas redes sociais e não perca nada do universo country e sertanejo.