Rolling Stone Country
Colunas / Cristiane Bomfim » Gravação de DVD

Matogrosso & Mathias: como 40 anos de diferença de idade resultaram em uma carreira bem sucedida

Com nova formação desde 2009, dupla completa 45 anos de carreira em 2020 e vê média de shows dobrar

Cristiane Bomfim Publicado em 14/02/2020, às 05h00

A dupla sertaneja Matogrosso & Mathias grava o novo DVD
A dupla sertaneja Matogrosso & Mathias grava o novo DVD - Foto: Divulgação

Na estrada desde 1975 e à frente de uma das duplas mais bem sucedidas da música sertaneja, o cantor Matogrosso, primeira voz de Matogrosso & Mathias, anda dizendo por aí que pretende se aposentar em cinco anos, quando completará 50 anos de carreira. Seu parceiro dá de ombros e brinca: “Ele não vai conseguir parar. Está cheio de saúde e ama o que faz. Nem ele acredita no que fala”, ri Mathias, que com 30 anos de idade e 41 a menos que Matogrosso, é responsável pelo fôlego e frescor que a marca ganhou nos últimos anos.

+++Leia Mais: Henrique & Juliano, Felipe Araujo e João Bosco & Vinícius estarão no 5º DVD de Matogrosso & Mathias

A dupla Matogrosso & Mathias não precisa estar em todos os programas de TV ou tocando insistentemente nas rádios para provar que é sucesso. Rafael Belchior, assumiu em 2009 o papel de Mathias, o terceiro da história da dupla. Ao longo de quase 11 anos (que serão completos em 10 de julho) ao lado de Matogrosso, ele viu a quantidade de shows saltar de uma média de 10 por mês no primeiro ano da parceria para 22 em 2019. Também fez turnês internacionais e gravou cinco álbuns. O trabalho mais recente é o DVD Zona Rural, gravado em 4 de fevereiro na cidade de Marília, no interior de São Paulo.

+++Leia Mais: Amigos anunciam show extra no Allianz Parque em São Paulo

“Cantar com o Matogrosso é um privilégio. Aprendo todos os dias e tenho muito orgulho de estar ao lado dele”, confessa Mathias à Rolling Stone Country Brasil. E privilégio é pouco. Além da voz inconfundível, Matão, como é chamado pelos mais próximos, tem a fama de bom escolhedor de repertório e uma carreira sem polêmicas. É lembrado pelas músicas e postura no palco e fora dele. “Ele gosta de tudo certinho. É pontual e não dá ponto sem nó”, disse Mathias.

Matogrosso está à frente da dupla desde 1975 - Foto: Divulgação

 

O dono do vozeirão que eternizou a canção “Tentei Te Esquecer” dorme cedo em dias em que não tem show. “Costumo deitar as 19h. Até pedi para a nossa conversa ser mais cedo”, me contou Matogrosso no início da entrevista, que começou às 18h. Também não bebe, não fuma e nunca fez playback. Mas assume que a voz ficou mais bonita de uns dez anos para cá. “Levei mais de 30 anos para aprender a soltar a minha voz. Isso é autoconhecimento, um aprendizado individual”, conta ao emendar que poucas semanas atrás fez quase um show inteiro sem voz e ninguém percebeu. “Perdi a voz na metade da apresentação, mas cantei como se nada tivesse acontecido. É aprendizado e cuidado”.

+++Leia Mais: Sem medir palavras, Eduardo Costa grava DVD e fala sobre música e polêmicas

Foi Mathias quem sugeriu que Matogrosso começasse a fazer aquecimento vocal antes de subir no palco. “A fonoaudiologia me passou os exercícios. Eu gravei no celular e mandei para ele porque cantar sem o preparo machuca a garganta”, conta. Matão segue à risca as dicas. “Faço os exercícios por 4 ou 5 minutos antes do show porque gente acorda com a voz presa, né? Além disso não tomo gelado e não tenho vícios que podem prejudicar”, pondera.

+++Leia Mais: Henrique & Juliano terão que pagar indenização a família de funcionário morto

A dupla Matogrosso & Mathias é desde sempre essencialmente romântica. Mas, com a chegada de Mathias o estilo de cantar mudou e a dupla passou a ser formada por primeira e terceira voz. “Antes, eu fazia a primeira voz e o Mathias a segunda, como é o que acontece na maioria das duplas. Com a chegada do ‘novo’ Mathias, o jeito de cantar mudou e ele faz a terceira voz, que é mais agudinha, uma ‘sobradinha’ que complementa e dá mais destaque para a primeira voz”, explica Matogrosso. “Na maioria das nossas músicas, eu faço a terceira voz que é mais aguda que a primeira, mas num volume mais baixo”, completa Mathias.

Mathias tem 30 anos de idade e 41 a menos que o parceiro Matogrosso - Foto: Divulgação

 

O repertório também ganhou letras mais modernas. “Eu gosto mais das músicas sertanejas raiz e românticas, sabe? Mas com certeza, desde que o Mathias começou a cantar comigo, vestimos essa carapuça mais jovem. Ele me apresenta coisas novas e a gente conversa e quando faz sentido insere no repertório. 'Conversando com o Abajur' é uma música dele e já é um sucesso de carreira”, diz Matão. Além de Mathias, a canção tem ainda como compositores o próprio Matogrosso, Maycon Cisto, Igor Valadares e Marco Gatto. Ela foi gravada com Zé Neto & Cristiano e deu nome ao primeiro projeto audiovisual gravado em estúdio pela dupla e lançado no início do ano passado.

+++Leia Mais: Fiduma & Jeca lança "Igrejinha Azul" em parceria com a dupla Matogrosso & Mathias

Outro exemplo da jovialidade de Mathias no repertório é a escolha de Henrique & Juliano, Felipe Araújo e João Bosco & Vinícius como participações especiais no DVD Zona Rural. “Foi o Mathias quem me deu as sugestões e eu achei ótimo”, conta Matogrosso.

+++Leia Mais: Henrique, da dupla com Netto, está em estado grave após ser resgatado de carro em chamas

A diferença de idade não é problema para a dupla. Matogrosso é tio de Mathias e viu o menino crescer. Por outro lado, Mathias garante que é o fã número um de Matão. “Apesar de ser muito jovem, ele nasceu na música sertaneja, sempre soube todas as minhas músicas e gosta mais de música raiz que eu”, elogia Matogrosso.

+++Leia Mais: Asa Branca morre aos 57 anos, um dos maiores locutores de rodeio do Brasil

O segredo, de acordo com Mathias é o respeito. “O Matogrosso tem o jeito dele e eu tenho que saber a hora e a forma de falar. Tudo o que ele fez foi sucesso e isso merece o respeito de qualquer um. Ele não dá ponto sem nó, é exigente e me ensina todos os dias”. Entre as maiores lições de vida e carreira que aprendeu com seu tio estão a dedicação no trabalho e a humildade. “Ele trabalha de verdade, não olha o dos outros, não prejudica ninguém. Me ensinou que se a gente trabalha direito, o resultado vem. E é muito pontual”, declara Mathias. “A gente se dá muito bem, mas é claro que a última palavra é a minha e ele me respeita”, encerra Matão.

+++Leia Mais: Trio Parada Dura lança música com Matogrosso & Mathias nas rádios

Ouça: "Conversando com o Abajur"

Curiosidades

  • O primeiro show da atual formação foi em 10 de junho de 2009. Dias antes, Mathias recebeu uma ligação do irmão do Matogrosso que trazia o recado: o Matão quer cantar com você. “Ele me ligou na segunda e o show era na sexta. É claro que eu aceitei. Com medo, mas aceitei”, contou Mathias. Sem ensaios e sem saber se posicionar direito no palco, o garoto, então com 20 anos, encarou o desafio e foi aprendendo no dia a dia sobre a vida de artista.
  • Matogrosso e Mathias é a dupla que mais se apresentou na Festa de Peão de Barretos. A primeira vez foi em 1977, quando estourava o sucesso “Pedaço da Minha Vida”. E para 2020, a presença já está confirmada!
  • São muitos os sucessos da dupla, mas podemos destacar “Tentei Te Esquecer”, “De Igual para Igual”, “Pedaço da Minha Vida”, “24 Horas de Amor”, “Na Hora do Adeus” e “Queda Livre”.
  • Embora tenha nascido em Vista Alegre do Alto, no interior de São Paulo, João Batista Bernardo escolheu o nome artístico Matogrosso por ter morado muitos anos na cidade de Cárceres, no estado de Mato Grosso.
  • A atual formação da dupla já gravou junto seis álbuns, sendo o mais recente, Zona Rural, registrado em 4 de fevereiro na cidade de Marília. Confira todos:

Duas Gerações - 2011
Matogrosso & Mathias - Ao Vivo - 2014
Duas Gerações - Ao Vivo - 2014
40 Anos - Ao Vivo - 2016
Conversando com o Abajur – EP - 2019
Zona Rural - 2020

Siga a @RSCountryBR nas redes sociais e não perca nada do universo country e sertanejo.