Rolling Stone Country
Internacional » Country

Primeira música de Taylor Swift, "Tim McGraw", completa 14 anos nesta sexta; entenda a história do hit [ANÁLISE]

A música foi escrita em homenagem ao cantor Tim McGraw, do qual Taylor Swift sempre foi fã

Seham Furlan Publicado em 19/06/2020, às 19h52

Taylor Swift
Taylor Swift - Eva Rinaldi

Nesta sexta, 19, o hit "Tim McGraw", de Taylor Swift, completou 14 anos. A canção foi a primeira lançada por Taylor e faz parte do repertório country da cantora. A letra romântica fala sobre a trilha sonora do relacionamento de duas pessoas, uma canção de Tim McGraw, o compositor favorito de Taylor.

+++ Leia Mais: Como Kacey Musgraves desafia o conservadorismo do country americano e ganha espaço na indústria [ANÁLISE]

As imagens românticas nas canções

Taylor Swift, desde o início da carreira, construiu a persona da menina apaixonada e inocente, o que inclusive já lhe rendeu polêmicas na indústria da música. Entretanto, nas canções, quando a cantora assume a perspectiva do eu-lírico apaixonado, ela estabelece imagens e metáforas capazes de gerar identificação nos ouvidos de quem a escuta.

'Ele disse que a forma como meus olhos azuis brilham/ Deixa as estrelas de Georgia envergonhadas', assim começa "Tim McGraw". Esta é uma imagem, a do olhar, da qual Taylor usa recorrentemente em diversos hits, como "Teardrops On My Guitar". No caso, a cantora compara os próprios olhos às estrelas do estado de Georgia (EUA), como se a natureza se reverenciasse a beleza da garota na canção.

+++ Leia Mais: 7 canções essenciais para começar a ouvir Johnny Cash, o "Homem de Preto"

Quem é Tim McGraw?

Importante cantor da música country americana, Tim McGraw era o cantor e compositor predileto de Taylor Swift à época. A canção, escrita enquanto a cantora vivia uma paixão adolescente, foi bolada durante uma aula de matemática - pois é! Na narrativa, o casal vive um romance ao som das canções de Tim McGraw.

Em 2007, a cantora afirmou não ter escrito a música para o cantor. Entretanto, até o primeiro refrão, ela utiliza o pronome 'Ele' ('He'), falando diretamente com o objeto, gerando uma ambiguidade: estaria falando de Tim ou do par romântico do colégio? Depois, a cantora segue a música utilizando 'Você' ('You').  A cantora chegou a lançar uma música com Tim McGraw, além de cantar a própria composição para o cantor.

Siga a @RSCountryBR nas redes sociais e não perca nada do universo country e sertanejo.