Rolling Stone Country
Internacional » Flashback

Relembre quando Waylon Jennings interpretou "Norwegian Wood", dos Beatles

A música foi uma das duas composições de John Lennon que Jennings fez cover

Stephen L. Betts, Rolling Stone Country EUA Publicado em 11/10/2019, às 13h58

O cantor Waylon Jennings
O cantor Waylon Jennings - Foto: Reprodução

Em 1966, dois anos após a Beatlemania e a invasão britânica varrer a América pela primeira vez, os Beatles estavam experimentando novos sons e substâncias que alteravam a mente, os quais seriam especialmente refletidos em seu agora clássico LP Rubber Soul e Revolver.John Lennon, em particular, se inspiraria em Bob Dylan, traçando seu próprio caminho desde o cantor tradicional até o porta-voz por uma geração.

Lennon, que nasceu há 79 anos, e seus colegas nos Beatles, influenciaram músicos em praticamente todos os gêneros, com artistas de pop country, incluindo Glen Campbell e Brenda Lee, que foram os primeiros a fazer cover das músicas do Fab Four.

+++Leia Mais: Em nova música, Miranda Lambert canta o amor pela tequila

No final de 1966, Waylon Jennings gravou sua versão da composição de Lennon "Norwegian Wood", uma faixa do recém-lançado Rubber Soul que entraria na trilha sonora da estreia no cinema de Jennings, "Nashville Rebel". Produzido, como seus dois álbuns anteriores da RCA, por Chet Atkins, foi idéia do produtor de Jennings em tocar uma música dos Beatles.

Jennings estava, de fato, ainda morando e tocando em Phoenix quando ele começou a trabalhar em sua versão de “Norwegian Wood”, e foi nessas sessões que ele conheceu a cantora e compositora Jessi Colter, que logo se tornaria sua esposa.

Ainda casado na época com a lenda da guitarra Duane Eddy, Colter lembrou, em sua autobiografia "An Outlaw and a Lady" de 2017, que a versão da canção de Waylon era “assustadora”.

Jennings e Lennon se cruzariam no Grammy Awards no início de 1975, uma ocasião seguida por uma carta quase datilografada - com uma correção manuscrita da saudação digitada “Dear Wayland” - expressando o prazer de Lennon em conhecer a estrela country. A carta original do Beatle, cuja cópia aparece na autobiografia de Jennings, foi vendida em leilão por US$ 7.500 em 2014.

Ouça a música:

 

Siga a @RSCountryBR nas redes sociais e não perca nada do universo country e sertanejo.