Rolling Stone Country
Internacional » Country

Entenda o que o country e o folk têm em comum, e como Bob Dylan e Willie Nelson desenvolveram os gêneros [ANÁLISE]

Os dois gêneros ainda são influentes na música norte-americana atual

Redação Publicado em 21/06/2020, às 18h00

Bob Dylan e Willie Nelson
Bob Dylan e Willie Nelson - Reprodução/ Instagram

A música country e a música folk podem instigar aos curiosos muitas perguntas, por exemplo: 'Qual a diferença entre ambas?'. Na verdade, elas tem muitos pontos em comum, apesar de surgirem de contextos diferentes. As sonoridades parecidas fazer parte do repertório de cantores importantes, como Bob Dylan e Willie Nelson, que migram entre estilos, trazendo elementos da música folk para a country, vice e versa.

+++ Leia Mais: Saiba como Yola transcende gêneros musicais ao resgatar as raízes negras da música country norte-americana [ANÁLISE]

Entenda melhor cada um destes estilos musicais e como os cantores abrilhantaram os estilos.

+++Leia Mais: Willie Nelson interpreta canções de Chris Stapleton, Toby Keith em novo album "First Rose of Spring"

Entre contextos e sonoridades

A música folk é algo que está, na verdade, na cultura de todos os povos, mas no meio musical ficou conhecido por fazer referência à sonoridade inglesa e irlandesa mais tradicionais, tratando de questões do trabalho e dificuldades diárias e, mais tarde, em músicas norte-americanas.

Um dos grandes nomes da música folk, nos anos 60, é Bob Dylan, protagonizando uma segunda onda do gênero musical com influências do pop e do rock. O estilo, diferentemente da maioria dos artistas do country, conta com performers que assumem uma postura política mais progressista e de contracultura.

+++ Leia Mais: 7 canções essenciais para começar a ouvir Johnny Cash, o "Homem de Preto"

O músico 'fora-da-lei'

Willie Nelson é uma importante figura para a música country, assim como Bob Dylan, também nos anos 60 e 70. O cantor faz parte do subgênero do country, o outlaw country, assim como Johnny Cash, trazendo sonoridades do folk para as canções.

Siga a @RSCountryBR nas redes sociais e não perca nada do universo country e sertanejo.