Rolling Stone Country
Internacional » Internacional

Conheça Billy Ray Cyrus: astro da música country internacional e amigo de Chitãozinho & Xororó

Com 28 anos de carreira, Billy é um dos maiores nomes do mercado musical norte-americano

Redação Publicado em 17/05/2020, às 12h00

O cantor é conhecido pela música "Achy Breaky Heart"
O cantor é conhecido pela música "Achy Breaky Heart" - Foto: Reprodução/Facebook

O astro norte-americano Billy Ray Cyrus é um dos maiores fenômenos da música country. Em 1992, ele alcançou o sucesso com a canção "Achy Breaky Heart", e desde então, já soma mais de 16 projetos audiovisuais, além de 44 hits nas primeiras posições de rankings musicais. 

Billy soma diversas conquista durante os 28 anos de carreira. Ele recordista de vendas de discos, emplacando oito singles no top10 da Billboard Hot Country Songs. O primeiro álbum de trabalho, Some Gave All, esteve por mais de 17 semanas consecutivas em primeiro lugar na Billboard 200. Por este feito, ele se consolida o único nome norte-americano a ter alcançado esta marca. 

+++Leia Mais: Como Kacey Musgraves desafia o conservadorismo do country americano e ganha espaço na indústria [ANÁLISE]

De fato, a carreira de Billy Ray é marcada pelo álbum de estreia. Mesmo após quase três décadas, Some Gave All continua sendo o álbum de estreia mais vendido de todos os tempos por um artista masculino. Em 1992, quando foi lançamento, o projeto vendeu 4.832.000 cópias, sendo o mais vendido no ano e está entre os álbuns mais vendidos do mundo.

Graças ao videoclipe da canção “Achy Breaky Heart”, Billy se tornou responsável pela propagação da linedance pelo mundo. Sendo umas das principais características da música country, a linedance consiste em uma dança correográfica com passos repetitivos apresentados em um ou mais linhas retas.  

+++Leia Mais: Grupo Dixie Chicks compartilha canção emocionante e sincera chamada 'Julianna Calm Down’

Billy não alcançou o mesmo sucesso com os álbuns seguintes. O segundo projeto estreou em terceiro lugar na Billboard e os demais não alcançaram o top 15. 

No início dos anos 2000, o artista tentou o sucesso na música cristã, lançando dois álbuns, que alcançaram a 53° e a 131° posição na Billboard, respectivamente. 

+++Leia Mais: Dolly Parton lança 6 álbuns nas plataformas digitais, antes não disponíveis para streaming

Em 2019, Billy Ray voltou às primeiras posições das paradas musicais. Ele se juntou com o rapper Lil Nas X no remix da canção "Old Town Road". Com ela, o astro country emplacou a primeira música número entre as 100 mais ouvidas e ganhou os primeiros Grammy nas categorias Melhor Pop em grupo e Melhor Videoclipe. 

Billy Ray também investiu na carreira de ator. Além de fazer alguns filmes, o cantor esteve presente na série "DOC", o programa de maior audiência em 2001. O artista é pai da cantora e atriz Miley Cyrus. Ao lado da filha, ele participou da série "Hannah Montana" produzida pela Disney Channel.  

+++Leia Mais: 7 canções essenciais para começar a ouvir Johnny Cash, o "Homem de Preto"

O astro norte- americano tem uma relação com o Brasil. Em 1994, Chitãozinho & Xororó convidou Billy para gravar uma versão de “She's not crying anymore” e quatro anos depois, os irmãos gravaram uma versão em português da música “Achy Breaky Heart". Intitulada de “Pura Emoção”, a música ganhou destaque no álbum Na Aba do Meu Chapéu. A parceria foi gravada ao vivo e Billy já disse em entrevistas ter virado amigo da dupla.

Confira alguns sucesso de Billy Ray: 

"Achy Breaky Heart"


"She's Not Cryin' Anymore"


"Old Town Road"


"Achy Breaky Heart" - Feat. Chitãozinho & Xororó

Siga a @RSCountryBR nas redes sociais e não perca nada do universo country e sertanejo.